InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Aimé Césaire

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Presidente da Junta
Admin
avatar

Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

MensagemAssunto: Aimé Césaire   Ter Abr 22, 2008 1:18 am

Exclamation


Mário Soares


Aimé Césaire. Morreu na sua bela ilha - Martinica - o grande poeta e humanista, de língua francesa, Aimé Césaire, um político progressista, comunista no pós-guerra e apóstolo da negritude, como o seu amigo, também poeta e humanista, membro da Academia Francesa, Léopold Sédar Senghor, que conheci bem e do qual tenho a honra de ter sido amigo. Foi um amigo próximo do nosso Mário Pinto de Andrade, colaborador como ele da Présence Africaine.

Tomei contacto com a obra de Aimé Césaire logo a seguir à guerra. Era então uma das figuras de referência da língua francesa e do anticolonialismo. Mas nunca o conheci, embora em 1970 tenha estado de passagem, em Fort-de-France, na Martinica.

Ao contrário do seu amigo Senghor, Césaire recusou sempre honrarias. Foi um homem modesto, coerente com os seus valores e exemplar no seu comportamento. Idolatrado pela população da sua ilha natal, onde viveu, morreu e quis ficar sepultado. O Presidente Sarkozy ofereceu à família o Panteão Nacional, em Paris, uma honra suprema. Mas Césaire terá recusado, antecipadamente. Um grande exemplo de um africano de excepção, de um extraordinário poeta e de um grande homem.


DN
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Aimé Césaire
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Artes & Letras-
Ir para: