Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Fraude no IFADAP

Ir para baixo 
AutorMensagem
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

Fraude no IFADAP Empty
MensagemAssunto: Fraude no IFADAP   Fraude no IFADAP EmptyTer Out 23, 2007 11:10 am

IFADAP
Empresários acusados consideram crimes prescritos


Dois empresários que deviam ser julgados, a partir de hoje, por alegada tentativa de ludibriar o Instituto de Financiamento e Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura e Pescas (IFADAP) requereram ao tribunal que os crimes seja considerados prescritos.

Em requerimento entregue hoje ao colectivo de juízes da 3ª Vara Criminal de São Novo, no Porto, os empresários defendem que os crimes em causa - que considera terem sido cometidos entre 29 de Janeiro de 1996 e 29 de Novembro do mesmo ano - prescreveram ao fim de dez anos e meio.

«É nosso entendimento que decorreu já o prazo de cinco anos, acrescido de metade, mais do que o prazo máximo de interrupção previsto na lei, que é de três anos», disse o advogado de um dos empresários.

A julgar pelo texto da acusação, o Ministério Público (MP) entende que os factos em julgamento não prescreveram mas, ainda assim, o procurador pediu um prazo de dez dias para analisar o requerimento.

Este pedido levou o tribunal a interromper a audiência até 12 de Novembro.

Os dois empresários são acusados de protagonizarem uma fraude para receber a dobrar subsídios do IFADAP para apoios à reflorestação em terrenos agrícolas em Figueira de Castelo Rodrigo, distrito da Guarda.

Segundo o MP, em 1995 os empresários, que são irmãos, conseguiram apoios do IFADAP de 92.673 euros para a reflorestação de propriedades registadas em nome da empresa comum, a Ferrin - Sociedade Imobiliária de Participações, SA.

Depois, entre 1996 a 1999, «simularam diversas transacções ou cessões de exploração sobre os prédios em causa», da empresa para eles próprios.

O objectivo era tentar novos subsídios, no valor global de 125.940 euros, para as mesmas propriedades e para os mesmos fins, pedidos ora em nome de um dos irmãos, ora em nome de outro.

«Não obstante a Ferrin estar a receber os subsídios, os arguidos resolveram apresentar novos pedidos de candidaturas sobre os mesmos imóveis, mas indicando diferentes beneficiários», descreve o MP.

Segundo a acusação, o estratagema violava a condição legal, imposta nos contratos com o IFADAP, de não recorrerem a qualquer outro tipo de ajuda para o mesmo efeito.

«A diferenciação relativa ao beneficiário/requerente e a confusão gerada pela imensidão de artigos matriciais envolvidos nos projectos levou os funcionários do IFAPAP responsáveis pela análise e aprovação dos projectos a convencerem-se de que se tratava de prédios diversos dos da Ferrin e sobre o quais não fora atribuído qualquer subsídio», afirma o MP.

«Tanto mais que os arguidos nunca comunicaram ao IFADAP a ocorrência dessas transmissões», acrescenta.

Já depois de descoberto o que o MP designa por «ardil», técnicos do IFADAP constataram que a arborização não foi realizada na maior parte das parcelas e nas restantes «o número de plantas viáveis era muito reduzido».

O IFADAP chegou a recuperar parte das quantias pagas indevidas, através de acções executivas.

Neste esquema, os dois irmãos empresários contaram com a cumplicidade de um encarregado de explorações agrícolas de Figueira de Castelo Rodrigo, coarguido no processo, refere o MP.

Diário Digital (22-10-2007)
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Fraude no IFADAP Empty
MensagemAssunto: Re: Fraude no IFADAP   Fraude no IFADAP EmptyTer Out 23, 2007 11:22 am

Quem frauda o ESTADO e heroi!!! Quem frauda o POVO e o ESTRADO!!! E os politicos mal-paridos!!!
Ir para o topo Ir para baixo
 
Fraude no IFADAP
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Rei do spam é indiciado por fraude nos EUA
» Afinal a fraude na FRANCA
» Deputados portugueses não estão envolvidos em caso de fraude
» Maior fraude de sempre custa 5 mil milhões a banco francês

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Economia-
Ir para: