InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Mais de mil toneladas de alimentos entregues, hoje - Banco Alimentar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Presidente da Junta
Admin
avatar

Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

MensagemAssunto: Mais de mil toneladas de alimentos entregues, hoje - Banco Alimentar   Dom Maio 04, 2008 11:51 am

Exclamation



Banco Alimentar Contra a Fome recebe mais 25% do que no ano passado.

Mais de mil toneladas de alimentos foram entregues este fim-de-semana ao Banco Alimentar Contra a Fome, 25 por cento mais do que a campanha de Maio do ano passado, disse hoje fonte da instituição.

A presidente do Banco Alimentar Contra a Fome (BA), Isabel Jonet, disse hoje à agência Lusa que só o centro de recolha de Lisboa aceitou até às 16h00 horas de domingo cerca 340 toneladas de alimentos, prevendo-se que chegue às 400 toneladas até às 24:00 de domingo.

"É maravilhoso", comentou uma das voluntárias na balança do centro de recolha de Lisboa, o que mais alimentos recolhe nas campanhas da instituição.

A 33 campanha - que arrancou às 8:00 de sábado - rendeu até às 24:00 desse dia mais de 800 toneladas de alimentos de primeiras necessidade, contra as 671 toneladas contabilizadas na campanha de Maio de 2007, o que traduz uma maior adesão da população, considerou Isabel Jonet.

Além do trabalho diário de recolha e distribuição de alimentos, o Banco Alimentar costuma realizar duas campanhas anuais extraordinárias, uma em Maio e outra Setembro.

O Banco Alimentar recebe os bens oferecidos por anónimos junto de supermercados, na maioria arroz, massas, leite, bolachas e bens de consumo básico que depois chegam aos centros em sacos dentro de caixas metálicas.

É então que entram em acção cerca de duas centenas de pessoas - todas voluntários - que recolhem os produtos de uma passadeira rolante, para onde são despejados após a sua pesagem à entrada do armazém.

"Ao fim da passadeira só chega o que é diferente", como leite fresco, ovos e outros produtos, explicou à agência Lusa Isabel Jonet.

A responsável nacional mostrou-se satisfeita com a primeira campanha de recolha de alimentos em Supermercados deste ano.

"Estamos a receber produtos que nem pedimos", revelou.

Todos os trabalhos de recolha, selecção, empacotamento e distribuição é efectuado por milhares de voluntários (nesta campanha estiveram envolvidos cerca de 17 mil), "todos sem receber qualquer dinheiro".

Neste números incluem-se funcionários de empresas que vão trabalhar para o Banco Alimentar a mando das suas entidades patronais (que se associam às campanhas do BA).

Alguns "depois voltam para trabalhar de livre vontade", contou Isabel Jonet.

A 33 campanha teve início no sábado de manhã, à porta de supermercados em Lisboa, Porto, Coimbra, Évora, Abrantes, Aveiro,São Miguel, Setúbal, Cova da Beira, Leiria, Oeste, Algarve e Portalegre.

Isabel Jonet considera que a crise alimentar internacional se deve "apenas a especulação financeira" e que "os reflexos da crise prejudicam maioritariamente os pobres", sendo um acto de injustiça o que está a acontecer.

O mundo está "a viver estratégias erradas das diferentes políticas agrícolas", sublinhou.

"Primeiro estão as pessoas e só depois se devia pensar um combustíveis", disse também Isabel Jonet, numa referência aos biocombustíveis, fabricados a partir de cereais outros produtos alimentares.

O Banco Alimentar Contra a Fome de Lisboa está instalado junto à estação de comboios de Alcântara-Terra, em armazéns cedidos gratuitamente pela Refer, e abastece diariamente mais de 370 instituições espalhadas pela região de Lisboa.

"São cerca de 80 toneladas de alimentos por semana" só em Lisboa, especificou Isabel Jonet.

SIC Online
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Mais de mil toneladas de alimentos entregues, hoje - Banco Alimentar
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Quem é o povo de Deus hoje? A igreja ou Israel?
» O Velho Testamento não vale mais?
» AAAS: O que os cientistas pensam sobre religião?
» Não haveria mais demora...
» Sapato jogado em Bush vende mais

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Vaga de _______ Última Hora-
Ir para: