Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Guterres alerta para situações de crise no mundo

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Presidente da Junta
Admin
Presidente da Junta


Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

Guterres alerta para situações de crise no mundo Empty
MensagemAssunto: Guterres alerta para situações de crise no mundo   Guterres alerta para situações de crise no mundo EmptyDom maio 04, 2008 1:32 pm

cyclops cyclops cyclops




António Guterres, alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados, alertou hoje para situações de crise global, considerando que, «da maneira como a comunidade internacional está a olhar para o mundo, não iremos longe».

O ex-primeiro-ministro português falava no final uma visita ao Fundão e à aldeia das Donas, onde passou parte da sua infância, onde foi homenageado pela Câmara e Junta de Freguesia locais.

António Guterres mostrou-se preocupado com a subida do preço dos alimentos, da energia, a desaceleração da economia mundial, «que se faz sentir sobretudo nos mais pobres» e as alterações climáticas.

Tudo isto a par de conflitos «no Afeganistão, Iraque, Palestina, Sudão». «E esperemos que não no Líbano», acrescentou.

«Há uma série de ameaças que já se concretizaram ou estão como uma espada sobre as nossas cabeças e que nos devem levar a pensar como é possível olhar para o mundo de outra maneira», referiu.

«Pela maneira como estamos, como a comunidade internacional está a olhar para o mundo, não iremos longe», destacou António Guterres.

«O fosso entre ricos e pobres é um dos problemas mais dramáticos da globalização», acrescentou, recordando que foi na infância nas Donas que primeiro tomou consciência de desigualdades sociais.

«As recordações da primeira infância são as que nos marcam para a vida toda e eu ainda muito pequeno pude sentir o que era a injustiça».

«Eu vinha de uma família privilegiada, não éramos ricos mas vivíamos bem, e muitos dos meus amigos andavam de pé descalço, não comiam carne todos os dias nem tiveram acesso à educação. Isso marcou-me para o resto da vida», referiu.

Uma marca que o havia de levar à intervenção política.

Hoje foi homenageado pela Câmara do Fundão e descerrou quatro placas com o seu próprio nome, atribuído a ruas à entrada do Fundão e das Donas, numa via que dá acesso à auto-estrada A23 e que foi construída no seu mandato como primeiro-ministro.

A quarta placa foi descerrada no espaço museológico com o seu nome, no edifício da Junta de Freguesia das Donas, onde passam a ficar expostas 75 das peças que lhe foram entregues enquanto primeiro-ministro e que doou à autarquia.

Entre as peças estão presépios em madrepérola oferecidos por Yasser Arafat, um fato e capacete de piloto da Força Aérea com o nome gravado de António Guterres e uma bandeira portuguesa que lhe foi entregue em Timor-Leste por um dos residentes, após a autonomia.

«Estas homenagens têm um significado muito profundo. Trata-se de algo de grande simplicidade e autenticidade. É aqui que estão as minhas raízes e a minha identidade», concluiu.

Diário Digital / Lusa
04-05-2008 15:16:00
Ir para o topo Ir para baixo
Vagamente livre




Mensagens : 157
Data de inscrição : 16/10/2007

Guterres alerta para situações de crise no mundo Empty
MensagemAssunto: Re: Guterres alerta para situações de crise no mundo   Guterres alerta para situações de crise no mundo EmptyDom maio 04, 2008 5:12 pm

António Guterres é um homem de boa vontade mas, como se costuma dizer, de boas vontades está o inferno cheio.
De facto, enquanto foi primeiro ministro de Portugal, criou algumas condições de ajuda a quem mais precisava mas esqueceu-se de que para satisfazer essas necessidades precisava de fazer melhor as contas.
Participou nas políticas europeias que levaram ao desastre alimentar que se está a anunciar e surge agora a queixar-se de tal facto.
Não contente com os disparates que fez durante a sua governação, presta-se agora a inaugurar ruas, praças e museus que o homenageiam a ele próprio.
Desceu muito na minha consideração.
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor mango

Vitor mango


Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

Guterres alerta para situações de crise no mundo Empty
MensagemAssunto: Re: Guterres alerta para situações de crise no mundo   Guterres alerta para situações de crise no mundo EmptySeg maio 05, 2008 1:55 am

Vagamente livre escreveu:
António Guterres é um homem de boa vontade mas, como se costuma dizer, de boas vontades está o inferno cheio.
De facto, enquanto foi primeiro ministro de Portugal, criou algumas condições de ajuda a quem mais precisava mas esqueceu-se de que para satisfazer essas necessidades precisava de fazer melhor as contas.
Participou nas políticas europeias que levaram ao desastre alimentar que se está a anunciar e surge agora a queixar-se de tal facto.
Não contente com os disparates que fez durante a sua governação, presta-se agora a inaugurar ruas, praças e museus que o homenageiam a ele próprio.
Desceu muito na minha consideração.

Na mouche
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Guterres alerta para situações de crise no mundo Empty
MensagemAssunto: Re: Guterres alerta para situações de crise no mundo   Guterres alerta para situações de crise no mundo Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Guterres alerta para situações de crise no mundo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» George Soros alerta "crise "vai agravar-se"
» isto e uma das situacoes mais comicas .................
» Guterres quer «espaço europeu de asilo»
» Alto diplomata da ONU denuncia crise zimbabueanaAlto diplomata da ONU denuncia crise zimbabueana
» "José Sócrates é mesmo o anti-Guterres

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Vaga de _______ Última Hora-
Ir para: