InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 "O capitalismo sem falência é como o cristianismo sem inferno"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
bitaites

avatar

Mensagens : 99
Data de inscrição : 04/12/2007

MensagemAssunto: "O capitalismo sem falência é como o cristianismo sem inferno"   Seg Maio 05, 2008 1:14 am

Arrow


Multimilionário Warren Buffett considera que crise «é bem merecida»


Omaha, Nebraska, 05 Mai (Lusa) - O homem mais rico do mundo, Warren Buffett, afirmou no domingo que a difícil crise que instituições financeiras estão a sofrer por causa da ruptura no crédito hipotecário "é bem merecida".

Warren Buffett e Charlie Munger, presidente e vice-presidente da Berkshire Hathaway, falavam aos repórteres durante a reunião anual de accionistas que trouxe cerca de 31 mil pessoas a Omaha, no Nebraska.

Os dois líderes da Berkshire Hathaway disseram não ter qualquer pena das enormes perdas sofridas pelas companhias financeiras que engendraram o crédito hipotecário de risco "subprime" e os investimentos apoiados nessas hipotecas.

Warren Buffett é tido como o homem mais rico do mundo, com um capital pessoal avaliado em 40.000 milhões de euros, enquanto o seu vice-presidente, Charlie Munger possui cerca de 1.100 milhões de euros.

Ambos são conhecidos pela sobriedade nos modos e hábitos, participando em consideráveis acções filantrópicas e humanitárias e estabelecendo para si próprios salários anuais de cerca de 65 mil euros ilíquidos.

Buffett disse que a crise financeira corrente é um subproduto de um sistema que estimulou os executivos a "pintar quadros bonitos".

Munger acrescentou que muitas instituições financeiras actuaram com estupidez e exageraram na busca de ganhos nos últimos anos.

"Penso que temos de começar a perceber que muitas das perturbações actuais são ricamente merecidas", declarou Munger.

A complexidade das tácticas que as instituições financeiras utilizam torna difícil - até para Buffett - determinar o que é que valem exactamente. "Há instituições financeiras que não consigo avaliar", confessou Buffett.

Se alguém tiver um milhão de dólares (650 mil euros) para investir em dez lotes de acções, exemplificou Buffett, será mais fácil encontrar boas aplicações na bolsa coreana do que nos bancos norte-americanos, porque estes são "muito complicados".

Munger disse que os bancos de investimento não demoram tanto tempo como ele e Buffett a avaliar riscos e opções.

"Tentamos comportar-nos como se as acções da Berkshire fossem todas possuídas por parentes fisicamente diminuídos", explicou Munger.

Buffett considerou que os Estados Unidos se encontram em recessão segundo a sua própria definição, mesmo que ainda não se tenham verificado os dois trimestres de crescimento negativo, peloo critério habitual de definição de recessão.

Para Buffett, recessão é a situação em que a maioria das pessoas e empresas não estão a ter resultados tão bons como os tinha há três, seis ou nove meses.

"Diria que estamos claramente em recessão", afirmou Buffett.

Os dois gestores da Berkshire manifestaram o seu acordo com a intervenção da Reserva Federal para salvar a Bear Stearns, pela crise em cadeia que se geraria com a sua falência.

No entanto, disseram que nem todas as empresas têm de ser salvas, porque a falência é uma parte importante do capitalismo.

"O capitalismo sem falência é como o cristianismo sem inferno", comentou Warren Buffett.

Lusa/fim.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
"O capitalismo sem falência é como o cristianismo sem inferno"
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» "Lá vem o apocalipse" Tibetano revela a nasa como sobreviver à catástrofe "iminente"
» Adventistas: "A bíblia é como um todo" Então como fica a questão da Lei Mosaica?
» O que Paulo quis dizer com "a morte reinou desde Adão ATÉ Moisés"?
» Indicação de Filme: "Mãos Talentosas: A História de Ben Carson"
» "Desejando medir a altura H de um prédio"...

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Vaga de _______ Última Hora-
Ir para: