Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Conselho de Estado - António Capucho sucede a Marques Mendes

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

Conselho de Estado - António Capucho sucede a Marques Mendes Empty
MensagemAssunto: Conselho de Estado - António Capucho sucede a Marques Mendes   Conselho de Estado - António Capucho sucede a Marques Mendes EmptySeg Out 29, 2007 12:47 pm

PSD não comenta

António Capucho sucede a Marques Mendes no Conselho de Estado sem consultar Menezes


O presidente da Câmara Municipal de Cascais, António Capucho, será o sucessor do lugar de Luis Marques Mendes no Conselho de Estado.


A decisão, que não passou por uma consulta ao partido, afasta Luís Filipe Menezes da hipótese de fazer parte deste órgão consultor do Presidente da República, o que está a causar polémica dentro do PSD.

Marques Mendes, que, após abandonar o PSD abandonou também todos os cargos políticos e institucionais, tinha sido nomeado pela Assembleia da República para fazer parte do Conselho de Estado.

E, segundo explicou António Capucho ao Rádio Clube esta manhã, o nome que vinha a seguir na lista era o dele: "Quem substitui o elemento que saiu é o que vem exactamente a seguir na lista, que sou eu.

Fui nomeado pela Assembleia e não tenho de falar com o PSD".

O PSD não quer comentar esta situação, assegurando ao Rádio Clube que é um assunto que não está em cima da mesa. Mas o facto é que só António Capucho, que também já foi líder da bancada parlamentar, poderia possibilitar, pelo menos, a discussão em torno da participação de Luis Filipe Menezes no Conselho de Estado, situação que fica assim inviabilizada.

Na próxima reunião do Conselho de Estado apenas estará assim presente o líder de um partido, do PS, ou seja, José Sócrates, que também está representado por ser primeiro-ministro.

Para José Pedro Aguiar Branco, do PSD, esta situação vem colocar sobre a mesa a revisão da lei de 1984, que regula as nomeações para o Conselho de Estado e que permite que o líder do maior partido da oposição não esteja representado, disse o social democrata ao Rádio Clube.

O Conselho de Estado, o órgão político de consulta do Presidente da República, é actualmente formado por 20 elementos, sendo eles o próprio Presidente, Cavaco Silva, o presidente da Assembleia da República Jaime Gama, o primeiro-ministro, o presidente do Tribunal Constitucional, o Provedor de Justiça, os presidentes dos Governos regionais, os anteriores presidentes da República eleitos e ainda cinco membros designados pro Cavaco Silva (Marcelo Rebelo de Sousa, Manuela Ferreira Leite, João Lobo Antunes, Dias Loureiro e Anacoreta Correia) e outros cinco nomeados pela Assembleia Almeida Santos, Manuel Alegre, Jorge Coelho e Pinto Balsemão e agora Capucho em substituição de Marques Mendes).

Público (29-10-2007)


Isto é ke é uma verdadeira "democraxia", balha-me nóxa xenhôra !!!

A minha alma está parva ... affraid

Ai PSD, PSD .... que lavas no rio, e talhas com o teu machado,
as tábuas do TEU caixão. lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Conselho de Estado - António Capucho sucede a Marques Mendes Empty
MensagemAssunto: Re: Conselho de Estado - António Capucho sucede a Marques Mendes   Conselho de Estado - António Capucho sucede a Marques Mendes EmptySeg Out 29, 2007 1:02 pm

Quem quer perder tempo com o Conselho de ESTADO?
Ir para o topo Ir para baixo
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

Conselho de Estado - António Capucho sucede a Marques Mendes Empty
MensagemAssunto: Re: Conselho de Estado - António Capucho sucede a Marques Mendes   Conselho de Estado - António Capucho sucede a Marques Mendes EmptyQua Out 31, 2007 1:46 pm

Menezes abdica do Conselho de Estado


Alberto Martins assumiu abertura para viabilizar lugar ao líder do PSD
António Capucho, presidente da Câmara Municipal de Cascais, vai mesmo ocupar, em nome do PSD, o lugar no Conselho de Estado deixado vago pela renúncia de Luís Marques Mendes.

Luís Filipe Menezes , novo líder dos sociais-democratas, acabou por abdicar de lutar pelo lugar, apesar de o PS ter ontem assumido a disponibilidade da sua bancada parlamentar para vir a alterar a lei caso estivesse reunida a condição prévia de todos os suplentes ao cargo renunciarem, desde já, ao seus mandatos.

Alberto Martins, líder parlamentar do PS, garantiu ontem aos jornalistas ter mesmo assegurado que Gomes Canotilho e Vera Jardim, os dois suplentes indicados pelo PS, estavam disponíveis para renunciar ao lugar de suplentes nas listas ao Conselho de Estado.

Foi assim a posição assumida por António Capucho, que publicamente declarou querer ocupar o lugar, que impediu a continuação das negociações entre os dois partidos que deveria culminar numa alteração no quadro legal que enquadra o Conselho de Estado.

Também ontem, e escassos minutos depois de o PS ter anunciado publicamente a sua disponibilidade para alterar a lei, o PSD assumiu - numa nota distribuída na sede nacional do partido pelo secretário-geral Ribau Esteves - que a bancada do PSD "está desobrigada de continuar a trabalhar numa solução para concretizar uma pretensão que nunca foi reivindicada pelo PSD".

A nota revela que "independentemente da dignidade do cargo rejeitamos a continuação de um debate que desvia a atenção do essencial: a afirmação em curso do PSD como real alternativa ao Partido Socialista".

No comunicado, Ribau Esteves recorda também que "por iniciativa do PS" foram criadas condições para "ajustar a representação da Assembleia da República" no Conselho de Estado "à nova realidade política partidária social-democrata".

Apesar de os contactos entre os grupos parlamentares terem "perspectivado soluções para a concretização do objectivo em apreço, outras intervenções públicas transformaram um assunto banal numa querela despropositada e sem sentido", lê-se ainda na nota do PSD.

Recorde-se que o Conselho de Estado é um órgão de consulta do Presidente da República, que reúne a pedido deste e se pronuncia sobre questões de extrema relevância para o país. A Constituição estabelece que integram o Conselho de Estado o presidente da Assembleia da República, o primeiro-ministro, o presidente do Tribunal Constitucional, o Provedor de Justiça, os presidentes dos governos regionais e os antigos presidentes da República.

Além disso, o Presidente da República designa cinco membros por um período correspondente ao do seu mandato e a Assembleia da República elege outros cinco pelo período correspondente precisamente à duração da legislatura.

De acordo com o "Estatuto dos Membros do Conselho de Estado", estes dez conselheiros de Estado podem renunciar ao mandato, como fez o ex-presidente do PSD Marques Mendes, sendo substituídos pelos seus suplentes.

No caso do actual órgão António Capucho e Guilherme Silva são os dois nomes propostos pelo PSD como suplentes.

Refira-se que, como o Parlamento elege os seus cinco elementos para a legislatura, vários líderes da oposição como Durão Barroso, Jorge Sampaio e José Sócrates não integraram o órgão logo após as suas eleições para as respectivas lideranças partidárias.

DN (31-10-2007)
Ir para o topo Ir para baixo
Anarca
Admin
Anarca


Mensagens : 1605
Data de inscrição : 13/09/2007

Conselho de Estado - António Capucho sucede a Marques Mendes Empty
MensagemAssunto: Re: Conselho de Estado - António Capucho sucede a Marques Mendes   Conselho de Estado - António Capucho sucede a Marques Mendes EmptyQua Out 31, 2007 1:50 pm

Conselho de Estado - António Capucho sucede a Marques Mendes 1810218114_1b9f9f1b10_o


O Emplastro é que era um bom Conselheiro...
Ir para o topo Ir para baixo
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

Conselho de Estado - António Capucho sucede a Marques Mendes Empty
MensagemAssunto: Re: Conselho de Estado - António Capucho sucede a Marques Mendes   Conselho de Estado - António Capucho sucede a Marques Mendes EmptyQua Out 31, 2007 2:03 pm

Anarca escreveu:



O Emplastro é que era um bom Conselheiro...


olha !!!! affraid affraid

E já tem dentes e tudo .... ena !!!! lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Conselho de Estado - António Capucho sucede a Marques Mendes Empty
MensagemAssunto: Re: Conselho de Estado - António Capucho sucede a Marques Mendes   Conselho de Estado - António Capucho sucede a Marques Mendes EmptyDom Nov 04, 2007 8:44 am

Para que serve o Conselho de ESTADO? Mais uma fantochada para eliminar!!
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Conselho de Estado - António Capucho sucede a Marques Mendes Empty
MensagemAssunto: Re: Conselho de Estado - António Capucho sucede a Marques Mendes   Conselho de Estado - António Capucho sucede a Marques Mendes EmptyDom Nov 04, 2007 8:54 am

Se o PRESIDENTE, precisa do conselho daquele grupo de BESTAS, que teem destruido o Pais...............
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Conselho de Estado - António Capucho sucede a Marques Mendes Empty
MensagemAssunto: Re: Conselho de Estado - António Capucho sucede a Marques Mendes   Conselho de Estado - António Capucho sucede a Marques Mendes Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Conselho de Estado - António Capucho sucede a Marques Mendes
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Marques Mendes: Ultima Hora!!
» Marques Mendes pediu pensão vitalícia
» Jorge Coelho vai deixar o Conselho de Estado.
» Estado aluga ao Estado mais caro que privados
» Reformas no Conselho de Segurança da ONU

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Portugal-
Ir para: