Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Jornalista português em documentário iraniano

Ir para baixo 
AutorMensagem
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

Jornalista português em documentário iraniano Empty
MensagemAssunto: Jornalista português em documentário iraniano   Jornalista português em documentário iraniano EmptyTer Set 18, 2007 11:39 am

Jornalista português em documentário iraniano


Desde 1997, cobriu todas as guerras que se travaram no planeta, e chegou a ser preso no deserto iraquiano por soldados norte-americanos, que o "agrediram e humilharam" durante 72 horas.

Luís Castro, repórter da RTP, é o protagonista de um dos programas de "Em nome de Alá", a série documental que a televisão iraniana Press TV está a fazer sobre os repórteres que cobriram o conflito no Iraque em 2003.

"Ligaram-me de Teerão", disse o jornalista ao DN, "e queriam saber aquilo por que passei no Iraque, a visão que trouxe de lá, de que forma é que eu vi a evolução da situação".

"Andámos durante a manhã de sexta pela Baixa com duas câmaras, o que me deixou envergonhado, e ontem [sábado] falámos na RTP", confessou Luís Castro.

A história da detenção do jornalista e de Vítor Silva, o seu colega e repórter de imagem, por soldados norte-americanos, descrita no seu livro Repórter de Guerra , também foi motivo de interesse. Mas não só.

"É um documentário que começa por ser intimista, e que depois caminha para a parte profissional", disse Luís Castro, "também quiseram saber se sou casado, se tenho filhos".

Tem dois, e uma mulher que "lhe dá a retaguarda sustentada", e que lhe permite partir à aventura. "Quando lá estou, reposiciono-me nos valores da vida, e percebo que não tenho problemas", confessa Luís Castro. Talvez seja como lhe costumavam dizer. Talvez "precise de ir à guerra para encontrar a minha paz".

É "a oportunidade de estar onde se faz história" que o motiva, o "ser testemunha activa desses momentos", diz o repórter. "É a densidade da vida humana, os extremos, testas-te e ultrapassas-te como ser humano".

"Qual é o próximo buraco em que nos vamos encontrar?" É assim que Luís Castro se despede do resto da "tribo" de jornalistas de guerra, com quem partilha e conhece essa realidade, sem filtros nem desfoques.

DN (17-09-2007)
Ir para o topo Ir para baixo
 
Jornalista português em documentário iraniano
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Canal História estreia documentário sobre a ditadura dia 25
» Congresso PSD - MADEIRA
» Morto mais um jornalista russo
» PSD contesta contratação de jornalista namorada do primeiro-ministro
» Exército israelita reconhece responsabilidade na morte de jornalista da Reuters

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Opinião & Liberdade de Expressão-
Ir para: