Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Barroso desafia Indonésia a liderar integração regional

Ir para baixo 
AutorMensagem
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

Barroso desafia Indonésia a liderar integração regional Empty
MensagemAssunto: Barroso desafia Indonésia a liderar integração regional   Barroso desafia Indonésia a liderar integração regional EmptySex Nov 23, 2007 12:42 pm

UE/Sudeste asiático

Barroso desafia Indonésia a liderar integração regional semelhante à europeia


A Indonésia, «segunda maior democracia da Ásia», deve liderar um processo de integração regional semelhante ao europeu, defendeu hoje, em Jacarta, o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso

A relação entre a União Europeia (UE) e a Indonésia foi considerada «de importância crucial» por Durão Barroso, que iniciou em Jacarta um périplo de visitas oficiais a nações do Sudeste Asiático.

«O desafio da população do Sudeste Asiático é expandir a paz, prosperidade e liberdade, que já vemos em parte da região, a todos os países» nesta área, defendeu o presidente do executivo da UE.

«Comprometemo-nos a aprofundar a nossa parceria com a ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático), através do nosso novo plano» conjunto, salientou.

«Olhamos para a Indonésia, o maior país e a maior economia da região, para desempenhar um papel de liderança em todos os esforços para promover maior integração regional» , declarou o ex-primeiro-ministro português.

A UE espera também «determinação e ambição» da Indonésia, e de outros parceiros regionais, na próxima Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, que terá lugar no início de Dezembro, em Bali.

O presidente da Comissão Europeia, que falava no Instituto Indonésio de Relações Internacionais, em Jacarta, abordou ainda os desafios da globalização.

«Acredito que o nosso modelo da União Europeia tem algo a oferecer à Ásia» , afirmou Durão Barroso.

«Precisamos de soluções colectivas. E medidas colectivas exigem parceiros negociais credíveis de ambos os lados, o que não é fácil quando os Estados operam em separado e à distância» , acrescentou o presidente da Comissão Europeia.

Durão Barroso referiu os indicadores de uma relação cada vez mais estreita entre a UE e o continente asiático.

«A Ásia ultrapassou recentemente a América como o maior parceiro comercial da UE, sendo responsável por um terço do total das nossas trocas comerciais» , indicou Barroso.

A China, por si só, é o segundo maior parceiro comercial europeu, depois dos EUA, recordou.

O discurso no Instituto Indonésio de Relações Internacionais serviu a Durão Barroso para explicar em detalhe a sua perspectiva da globalização e do lugar da UE nesse processo.

«Quero uma UE aberta, que expanda a sua determinação pela mudança para além das suas fronteiras» , explicou Durão Barroso.

«O ímpeto de reforma deve vir de dentro e não ser imposto de fora» , frisou o presidente da Comissão.

Durão Barroso agradeceu, por outro lado, os esforços da Indonésia em encontrar uma solução para a situação na Birmânia.

O presidente da Comissão Europeia referiu que, «em menos de 10 anos, a Indonésia percorreu uma distância surpreendente: das ruínas da crise financeira asiática e da queda de um regime autoritário para uma democracia vibrante com um crescimento económico sólido».

Barroso participou quinta-feira, juntamente com o primeiro-ministro português e presidente em exercício do Conselho de líderes dos 27, José Sócrates, na Cimeira UE/ASEAN, em Singapura.

No sábado, o presidente da Comissão de Bruxelas visita oficialmente Timor-Leste, onde tem previstos encontros com o presidente José Ramos-Horta, o primeiro-ministro Xanana Gusmão e o líder do principal partido da oposição e ex-primeiro-ministro Mari Alkatiri, da Fretilin, assim como uma visita ao Parlamento, onde discursará.

Segundo fonte comunitária, Durão Barroso vai, nomeadamente, «encorajar» o processo democrático e realçar que Timor-leste pode contar com a continuação da ajuda e solidariedade europeias.

O dirigente europeu visita, na segunda-feira, o Vietname e, dois dias depois, quarta-feira, estará novamente ao lado de José Sócrates na Cimeira UE-China, em Pequim.

Sócrates e Barroso seguem depois para Nova Deli, onde decorrerá a Cimeira UE-Índia, na sexta-feira (30 de Novembro).

Lusa / SOL - 23-11-2007
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Barroso desafia Indonésia a liderar integração regional Empty
MensagemAssunto: Re: Barroso desafia Indonésia a liderar integração regional   Barroso desafia Indonésia a liderar integração regional EmptySex Nov 23, 2007 12:46 pm

VIAJAR é o lema destes MP politicos portugueses. Este PINOCRATES nao quer enfrentar a realidade, por isso vai VIAJAR!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Barroso desafia Indonésia a liderar integração regional Empty
MensagemAssunto: Re: Barroso desafia Indonésia a liderar integração regional   Barroso desafia Indonésia a liderar integração regional EmptySex Nov 23, 2007 3:57 pm

O BARROSO ,pensa que os outros PAISES TEEM QUE SE METER EM MERD-- DE UNIOES?????? que nao funcionam!!! Laughing Fora isso , isso chama-se INTERFERENCIA nos assuntos domesticos de outro PAIS!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Barroso desafia Indonésia a liderar integração regional Empty
MensagemAssunto: Re: Barroso desafia Indonésia a liderar integração regional   Barroso desafia Indonésia a liderar integração regional Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Barroso desafia Indonésia a liderar integração regional
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Líder do Hezbollah desafia Israel em discurso
» Durão Barroso nomeado para Nobel da Paz
» Suspeitos de dupla traição detidos na Indonésia
» Alerta de tsunami na Indonésia
» Iraque - Durão Barroso leu informação errada

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Europa e o Mundo-
Ir para: