Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 A explosão em Setúbal

Ir para baixo 
AutorMensagem
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

A explosão em Setúbal Empty
MensagemAssunto: A explosão em Setúbal   A explosão em Setúbal EmptySáb Nov 24, 2007 1:26 am

A Explosão em Setúbal



A explosão que, anteontem, destruiu parcialmente um edifício em Setúbal terá tido origem numa fuga de gás no 11.º C, um apartamento que estaria desabitado, facto que está a ser investigado pela PJ pois nessa casa, supostamente desocupada, terá sido encontrada uma pessoa.


O edifício, situado na Praceta Afonso Paiva, à entrada da cidade, ficou muito danificado e os seus três últimos andares (10º, 11º e 12º) terão de ser demolidos, adiantou ao CM o coordenador do Serviço Nacional da Protecção Civil de Setúbal, José Luís Bucho, depois da vistoria realizada ontem pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil. Todo o prédio terá também de ser escorado (reforçado na estrutura), obras que serão pagas pelo Governo.

Até lá, os inquilinos, depois de assinarem um termo de responsabilidade, poderão ir à sua casa, acompanhados por um bombeiro e por um elemento da Protecção Civil, recolher bens essenciais. Mas só os que residem até ao 9.º andar, pois os 10.º, 11.º e 12.º estão em risco de colapso.

Esta decisão está, todavia, dependente do estado do tempo, pois são esperados ventos fortes para hoje e amanhã e há ainda a possibilidade de queda de chuva. O distrito encontra-se em alerta amarelo. Se estas condições climáticas se verificarem, só os bombeiros e a Protecção Civil poderão aceder aos andares.

Além deste edifício, onde todas as casas (48 apartamentos no total) foram afectadas, a explosão provocou danos noutros dois prédios – um frontal e outro lateral ao mais afectado – e ainda em diversas residências dispersas situadas na zona. Como tal, ao início da noite de ontem ainda não havia números oficiais de quantas habitações foram afectadas.

O prédio tem gás propano mas há quem use botijas. Terça-feira a Galp Energia realizou uma inspecção à coluna montante do edifício, para avaliar a possibilidade de ser instalado gás natural, devido ao interesse manifestado pelos condóminos. A mesma empresa investiga agora se ocorreu alguma fuga da sua responsabilidade.

Luís Carvalho vivia no 12.º D. A casa, arrendada, é uma das que estão em risco de colapso e como tal será demolida. Luís, que mora com a mulher e um filho de 13 anos, estava sozinho quando ocorreu a explosão.

Ao contrário da maioria dos moradores – que chegaram a pensar num sismo –, Luís apercebeu-se de que a explosão tivera origem numa fuga de gás. “Porque fiquei com o cabelo tipo palha de aço”, conta ao CM, lembrando que quando ocorre uma fuga o ar fica extremamente seco.

Luís, com escoriações, correu a desligar o quadro da electricidade, a água e o gás e, preocupado com os vizinhos, tentou socorrê-los. “Fui ver se alguém precisava de ajuda.” Começou a descer as escadas e no 11.º andar ouviu gemidos. “Um senhor estava soterrado. Vi-lhe uma mão mas quando ia ajudá-lo fui agarrado pelos bombeiros, que chegaram quase de imediato.” Ontem, Luís conseguiu subir à sua casa e viu um “cenário dantesco. A parede da sala desapareceu, tenho agora um ‘open space’, e a porta de um dos elevadores foi projectada para a minha cozinha”.

Luís garante que perdeu tudo, todos os seus bens, e já sabe que muito dificilmente poderá recuperar alguma coisa.

TRÊS TRABALHADORES INTOXICADOS EM FUGA DE GÁS

Três trabalhadores tiveram de receber assistência médica por terem inalado gás quando uma retro-escavadora furou ontem, pelas 17h30, uma conduta de gás durante os trabalhos de abertura de fundações de um prédio na Urbanização do Infantado, junto ao LoureShopping.

“Todos os meios foram disponibilizados de imediato, deslocando-se ao local, além do serviço municipal de Protecção Civil de Loures, os Bombeiros Voluntários, viaturas do INEM e forças de segurança”, disse o comandante Joaquim Gomes, da Protecção Civil Municipal.

Aquele responsável garantiu que “não existiu explosão ou rebentamento, apenas uma fuga sem danos de maior”.

Em consequência da fuga de gás, os três sinistrados sofreram uma ligeira intoxicação, tendo-lhes sido administrado oxigénio. Foram assistidos por médicos do INEM no local e considerados fora de perigo.

“A grande prioridade foi tirar os homens do interior da vala onde estavam a trabalhar, uma vez que a fuga de gás poderia pôr em risco a vida dos trabalhadores”, avançou ao Correio da Manhã Acácio Severino, da corporação de Bombeiros Voluntários de Loures.

Como medida de segurança, os acessos ao LoureShopping, nomeadamente a ligação à A8, foram cortados ao trânsito.

Ao local deslocou-se igualmente o piquete de emergência da Lisboagás, que procedeu ao corte da válvula central pelas 20h00, restabelecendo a segurança no local.

O acidente ocorreu no estaleiro da Rosabuilding, Construções de Habitação de Luxo Limitada, que procede à edificação de apartamentos nas imediações do LoureShopping.

Tudo aconteceu quando uma máquina giratória removia terras no interior de uma vala – onde se encontravam os trabalhadores – para as fundações de um edifício e, inadvertidamente, rasgou a conduta de gás que abastece o centro comercial. A situação afectou o normal funcionamento dos estabelecimentos de restauração do LoureShopping, no entanto o centro continuou de portas abertas ao público.

No local esteve ainda o vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Loures, João Pedro Domingues, que garantiu que nenhuma habitação foi afectada pela fuga de gás. O vereador confirmou o restabelecimento da normalidade no abastecimento em poucas horas.

CASAS E PRÉDIO TÊM SEGUROS

O prédio onde ocorreu a explosão é administrado pela Servibocage, que está já a assessorar os condóminos na questão dos seguros.

Cada proprietário tem um seguro – com excepção de dois ou três, que serão ajudados pela Câmara. O prédio tem outro só para as partes comuns, contou ao CM António Luís, que reside no 1D desde 1992 e é um dos mais antigos.

José Abílio administra um dos prédios afectados – defronte do mais atingido. Tem experiência nesta questão pois também administra um prédio no Bonfim, onde ocorreu em 2005 uma explosão de gás que afectou quatro andares. “Cada condómino chamou a sua seguradora. Estas avançaram com as obras em casa de cada cliente e depois exigiram o pagamento à ‘culpada’.”

NO SOCORRO FOI "CADA UM POR SI"

“A governadora civil de Setúbal quis comandar as operações, interferindo numa matéria que não percebe e nem lhe diz respeito”, lamentou ontem ao CM o coordenador do Serviço Municipal de Protecção Civil de Setúbal, José Luís Bucho, acrescentando que os moradores não puderam retirar ontem alguns bens essenciais – ao contrário das orientações do LNEC e da Protecção Civil – porque a governadora civil não deixou.

E seria “muito importante para a estabilidade emocional” dos moradores que pudessem visitar as suas casas, frisou, lamentando ainda “a total descoordenação entre as entidades locais e a Autoridade Nacional de Protecção Civil”.

GOVERNO CIVIL E CÂMARA DE SETÚBAL DE COSTAS VOLTADAS

Maria das Dores Meira, do PCP, preside à Câmara Municipal de Setúbal, cargo a que, segundo as “más-línguas”, a governadora civil de Setúbal, Eurídice Pereira - empossada pelo PS - aspira.

APONTAMENTOS

NOVA PERITAGEM

O porta-voz dos moradores, Luís Caturra, afirmou esperar que a investigação decorra com transparência, solicitando uma segunda peritagem do LNEC. “Há a incógnita quanto à real sustentabilidade do prédio.”

ACUSAÇÕES

“Na segunda-feira, estava um aviso na entrada anunciando que empresas iriam fazer ensaios na coluna do prédio para a mudança de gás propano para gás natural. Coincidência estranha entre uma abordagem sobre a possibilidade de mudança do tipo do gás e 72 horas depois acontece um ‘enlace’ como este”, afirmou Luís Caturra, adiantando que no momento da explosão estariam no prédio funcionários da empresa de gás.

130 EM HOTÉIS

Pernoitaram de anteontem para ontem 66 pessoas em três hotéis da cidade. Ontem já eram cerca de 130 os moradores em hotéis. O secretário de Estado do Desporto disponibilizou as pousadas de juventude. A estadia dos desalojados será paga pelo Ministério do Trabalho.

MORADORES 'ILUSTRES'

No edifício moram bombeiros, agentes da PSP e inspectores da PJ. A explosão feriu 40 pessoas, das quais 15 foram transportadas para hospitais. Todas tiveram alta durante o dia de ontem.

NOTAS

CABELEIREIRA TRAUMATIZADA

Nélia Oliveira, cabeleireira no prédio onde ocorreu a explosão, disse que não volta a trabalhar no local. “Fiquei muito traumatizada”, acrescentou.

ARRANJAR LOJAS

Os comerciantes da praceta tentavam ontem retomar a actividade, com a colocação de vidros e alumínios que ficaram destruídos com a explosão.

MEDO DE ASSALTOS

Pedro Luís, dono de um café, dormiu no local com receio de ser assaltado. A explosão provocou um prejuízo de 15 mil euros no estabelecimento.


Correio da Manhã - 24-11-2007
Ir para o topo Ir para baixo
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

A explosão em Setúbal Empty
MensagemAssunto: Re: A explosão em Setúbal   A explosão em Setúbal EmptySáb Nov 24, 2007 1:29 am

Ricardo, se colocasse aqui umas fotos da destruição provocada no edifício, seria muito simpático, da sua parte.

flower
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




A explosão em Setúbal Empty
MensagemAssunto: Re: A explosão em Setúbal   A explosão em Setúbal EmptySáb Nov 24, 2007 1:38 am

Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




A explosão em Setúbal Empty
MensagemAssunto: Re: A explosão em Setúbal   A explosão em Setúbal EmptySáb Nov 24, 2007 4:03 am

Mami escreveu:
Ricardo, se colocasse aqui umas fotos da destruição provocada no edifício, seria muito simpático, da sua parte.

flower

Já vou tratar disso Wink
Ir para o topo Ir para baixo
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

A explosão em Setúbal Empty
MensagemAssunto: Re: A explosão em Setúbal   A explosão em Setúbal EmptySáb Nov 24, 2007 4:05 am

ricardonunes escreveu:
Mami escreveu:
Ricardo, se colocasse aqui umas fotos da destruição provocada no edifício, seria muito simpático, da sua parte.

flower

Já vou tratar disso Wink

Ok.

beijinhos. flower
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




A explosão em Setúbal Empty
MensagemAssunto: Re: A explosão em Setúbal   A explosão em Setúbal EmptySáb Nov 24, 2007 4:07 am

Já está Laughing

A explosão em Setúbal 20071123125452ptlus7733ot3

A explosão em Setúbal 20071123125752ptlus7733hq3
Ir para o topo Ir para baixo
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

A explosão em Setúbal Empty
MensagemAssunto: Re: A explosão em Setúbal   A explosão em Setúbal EmptyTer Nov 27, 2007 11:18 am

Explosão: Ainda há risco de derrocada

Prédio foi mal construído


Sempre acompanhados de polícia e bombeiros, os moradores puderam ontem voltar a recolher bens


O prédio na Praceta Afonso Paiva, em Setúbal, onde na quinta-feira se deu uma violenta explosão, “não é um grande exemplo de resistência a sismos” e “tem falhas na sua construção”. Quem o diz é o director do Departamento de Estruturas do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), João Almeida Fernandes, que ontem apresentou o projecto de estabilização do edifício.

“Não se percebe como é que um prédio desta altura, situado numa zona sísmica, tem uma caixa de escada em tijolo e não em betão”, diz.

Por esta razão, adianta Almeida Fernandes, “não há garantias absolutas de que o prédio não colapsará”, apesar de o risco estar, para já, “minimizado”. A caixa de escada é, no fundo, a espinha dorsal de um edifício, funcionando como elemento estrutural, tal como os pilares e as paredes mestras.

A prioridade agora é tentar salvar a laje de cobertura do edifício, que se encontra suspensa – os três últimos andares de um dos cantos do prédio ‘desapareceram’ – nove metros acima do nono andar e ameaça ruir. Para o efeito foi contratada por ajuste directo uma empresa do grupo Teixeira Duarte, que desde quinta-feira tem feito o escoramento do edifício no sentido de garantir a estabilização do mesmo. “Vamos instalar uma estrutura metálica que vai substituir o betão [dos 10.º, 11.º e 12.º andares] e garantir a segurança dos trabalhadores que vão fazer a reconstrução dos pilares que sustentam os últimos pisos e a laje da cobertura”, explicou o responsável do LNEC, adiantando que está de parte a hipótese de cortar a parte suspensa da laje. O processo deverá demorar uma semana.

Questionado sobre a possibilidade de responsabilizar o construtor do prédio pela eventual violação de leis de construção, Almeida Fernandes admitiu que será um assunto a analisar no futuro. “O que posso dizer é que, quando o LNEC entra nestes processos não os larga a seguir.”

GARAGENS ‘METEM’ ÁGUA

Outro problema que poderá vir a afectar o n.º 13 da Praceta Afonso Paiva é a água que se está a acumular nas garagens, como vários moradores relataram ao CM. No entanto, os técnicos do LNEC não temem o cenário, garantindo que a situação é consequência do corte de energia: “Sem electricidade as bombas hidráulicas deixaram de funcionar, o que levou à subida das águas freáticas. Não tem nada a ver com as canalizações, pois a água foi cortada logo na quinta-feira.”

Também para evitar que o mau tempo destrua ainda mais o edifício, começaram ontem trabalhos de isolamento das portas e janelas. “Não está prevista chuva nos próximos dias, mas até o vento pode contribuir para maiores danos na estrutura”, admitiu Almeida Fernandes.

Correio da Manhã - 27-11-2007

E será o único prédio mal construído em Portugal ?

Talvez seja apenas mais um prédio, entre muitos outros, construídos em Portugal, cujo licenciamento para habitação, após vistoria, é concedido à mesa de um Restaurante, acompanhado de Pata Negra e regado a Lagavulin ....

Sim, porque estes meninos "tratam-se" muito bem.

Estou a falar de construtores, engenheiros responsáveis de obras, fiscais municipais, enfim ... esse "exército de corrupção"....

Há construção de má qualidade paga a peso de ouro ...
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




A explosão em Setúbal Empty
MensagemAssunto: Re: A explosão em Setúbal   A explosão em Setúbal EmptyTer Nov 27, 2007 8:15 pm

E AFINAL DE QUEM E A CULPA DISSO? na analise final e o GOVERNO!! este e os anteriores. GASTAM E ROUBAM DO POVO 250 000 000 DE EUROS/DIA E PARA QUE? Se nem a supervizao da construcao de um predio sao capazes? PARA QUE SERVE O ESTADO AFINAL?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





A explosão em Setúbal Empty
MensagemAssunto: Re: A explosão em Setúbal   A explosão em Setúbal Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
A explosão em Setúbal
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Hoje há Taça - Em Setúbal !!!!!!
» Sporting empata com Vit. Setúbal (2-2)
» Vitória de Setúbal na máxima força...
» Portugal em risco de explosão social
» Explosão no Iraque mata pelo menos 30 e fere 50

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Portugal-
Ir para: