InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Aquilino Ribeiro: Escritor é hoje trasladado para o Panteão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
B

avatar

Mensagens : 197
Data de inscrição : 12/09/2007

MensagemAssunto: Aquilino Ribeiro: Escritor é hoje trasladado para o Panteão   Qua Set 19, 2007 3:47 am

O escritor Aquilino Ribeiro é hoje trasladado para o Panteão Nacional, com honras de Estado, tornando-se o décimo português a ser aí sepultado, junto de três escritores, quatro Presidentes da República, um general e uma fadista.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=295552
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://brunopaulo.miniville.fr/
B

avatar

Mensagens : 197
Data de inscrição : 12/09/2007

MensagemAssunto: Re: Aquilino Ribeiro: Escritor é hoje trasladado para o Panteão   Qua Set 19, 2007 7:28 am

O Presidente da República classificou Aquilino Ribeiro como «um dos grandes prosadores da literatura portuguesa do séc. XX» no discurso que fez na cerimónia de trasladação dos restos mortais do escritor para o Panteão Nacional.

Na sua intervenção, Cavaco Silva destacou os «ambientes e paisagens» descritos pelo escritor, «mas acima de tudo captou aquilo que de mais singular e profundo existe no género humano nas suas grandezas como nas suas fraquezas».

O chefe de Estado considerou mesmo que esta homenagem feita a Aquilino «é um acto de homenagem à cultura portuguesa» e destacou na obra do escritor «os seus arcaísmos e regionalismos, porque nos revemos neles».

«Apesar do decurso do tempo, continuamos a encontrar o homem português em cada página dos grandes livros do Mestre Aquilino. No fundo, porque ainda nos encontramos a nós próprios em obras imortais como 'A Grande Casa de Romarigães' ou 'Quando os Lobos Uivam'», acrescentou Cavaco.

O Presidente da República lembrou ainda que a obra do escritor «retrata o mundo rural português de uma forma ímpar», que continua actual, «mesmo que desse mundo apenas restem escassos vestígios».

Presente também nesta cerimónia esteve o presidente da Assembleia da República que considerou que não só a obra, mas também o percurso político de Aquilino «teve por divisa a frase lapidar 'Alcança quem não cansa'».

"Quem não cansa contra a censura, a prisão, a demissão, o exílio, as campanhas de denegrimento, as escolas da moda, o analfabetismo endémico das pseudo elites, a subtileza do esquecimento", afirmou Jaime Gama.

Ao jornalista António Valdemar coube a honra de fazer o elogio fúnebre, com este membro da classe de Letras da Academia de Ciências a recordou a luta de Aquilino «pela restituição da democracia e contra todas as formas de sujeição».

«O combate frontal à opressão política e às desigualdades sociais valeram-lhe a prisão, o exílio, a demissão da função pública, enxovalhos parlamentares, vexames em jornais sem que pudesse exercer o direito de resposta», recordou.

Esta cerimónia, em que também estiveram presentes o primeiro-ministro José Sócrates, a ministra da Cultura Isabel Pires de Lima, e o filho do escritor Aquilino Ribeiro Machado, ficou ainda marcada pela leitura de excertos de «O Malhadinhas» feita pelo actor Ruy de Carvalho.

Com esta trasladação, o escritor, falecido em 1963, e que lutou contra três ditaduras, a de João Franco, a de Sidónio Pais e a de Salazar, juntou-se a outras nove personalidades cujos restos mortais já repousavam no Panteão Nacional.

Neste Panteão, estão depositados os restos mortais dos escritores João de Deus, Almeida Garrett e Guerra Junqueiro, dos Presidentes da República Manuel de Arriaga, Teófilo Braga, Sidónio Pais e Óscar Carmona, bem como os de Humberto Delgado e Amália Rodrigues.


http://tsf.pt/online/ocios/interior.asp?id_artigo=TSF183656
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://brunopaulo.miniville.fr/
 
Aquilino Ribeiro: Escritor é hoje trasladado para o Panteão
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Lula chama de 'bobagem' passagem bíblica que promete o paraíso para os pobres ?
» O QUE VOCÊ PEDIRIA A JESUS HOJE ?
» "O grande e imenso amor de Deus, a graça de Jesus Cristo, Seu filho, e as doces consolações do Espírito Santo, sejam para com todos aqueles que Nele crê, não só hoje, mas para todo sempre." E em confirmação a igreja diz: "Amém!"
» Revista Profecia para Hoje
» HOJE É DOMINGO VAMOS PARA A IGREJA .

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Artes & Letras-
Ir para: