Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Das Áfricas por miguel Portas

Ir para baixo 
AutorMensagem
Vitor mango

Vitor mango


Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

Das Áfricas  por miguel Portas Empty
MensagemAssunto: Das Áfricas por miguel Portas   Das Áfricas  por miguel Portas EmptyTer Dez 11, 2007 11:10 am

Das Áfricas

Porque sou a favor da cimeira deste fim--de-semana, quando sei que de pouco ou nada adiantará? Porque os dramas do mais sofrido dos continentes devem adquirir visibilidade. E porque se as más decisões se tomam com ou sem cimeira, as boas, mesmo limitadas, precisam dela.
Na verdade, é a agenda europeia que domina o encontro. Bruxelas quer maiores quotas de mercado, controlo da imigração ilegal e alinhamento estratégico dos dois continentes. Mesmo que os problemas de África se declinem de outro modo: fome, doença, guerras, subdesenvolvimento…
Mercados: Bruxelas quer fechar, até 31 de Dezembro, Acordos de Parceria Económica (EPA’s) com as várias áfricas de África. Eles visam derrubar as barreiras aduaneiras. Porque a Organização Mundial do Comércio manda; e porque a Europa já dá preferência às exportações africanas. Justo? Não é. A África exporta energia, pedras preciosas e pouco mais; em contrapartida, a Europa passa a poder exportar sem taxas tudo o que por lá tenha mercado. Como quase tudo faz falta, é Golias contra David.
Bruxelas prevê um programa de apoio à competitividade, estimado entre 1,2 mil milhões e 2 mil milhões de euros/ano, até 2010. Mas esta compensação é limitada no valor e no tempo; em contrapartida, as perdas de receita fiscal são duráveis. Com orçamentos minguados ou se reabre o ciclo da dívida ou se contraem as despesas. Adivinhe onde…
Duas décadas após a integração, Portugal ainda receberá, entre 2007 e 2013, cerca de 24 mil milhões de euros. Compare os números, a extensão de territórios e o patamar de partida…
Dir-me-ão: apesar de tudo, comércio é desenvolvimento. Depende. Porque sem desenvolvimento a África não chegará ao comércio equitativo.
O mercado não é parvo. Brilha onde pode e oculta-se onde não deve. Onde dois terços são pobres, o import/export dirige-se às elites. Angola cresce 24 por cento ao ano. Como se distribuem as mais-valias do petróleo? Entre os accionistas das companhias e as contas da Suíça de quem concessiona. Para os pobres ficam as migalhas. Ao invés, porque não investem as farmacêuticas na cura da malária? Porque quem a contrai raramente pode pagar.

Portanto, desenvolvimento: a Europa é o maior dos doadores. Tudo somado, o apoio deve andar pelos 25 a 30 mil milhões de euros. Mas… boa parte deste investimento não fica em África; outra fracção apoia a sobrevivência, mas não o desenvolvimento local e sustentado; e quanto ao remanescente, bom seria que estivesse subordinado a escrutínio mais transparente.
No papel todos concordam. A África precisaria de good governance. De facto, precisa. Mas quem decide do que isso é? Quem empresta e doa. E quem, para o fazer, quer investimento com retorno, orientação das reformas e garantias de alinhamento internacional. O conceito é simpático, mas não é ingénuo. Se as empresas europeias fossem legalmente obrigadas a dizer quanto pagam e a quem, para garantirem o seu investimento, faríamos progressos. Mas isso seria quebrar a alma do negócio. É sempre mais fácil apontar o dedo aos corruptos.
Publicado por MiguelPortas | 2 Comentário(s)
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Das Áfricas  por miguel Portas Empty
MensagemAssunto: Re: Das Áfricas por miguel Portas   Das Áfricas  por miguel Portas EmptyDom Dez 16, 2007 1:54 pm

ESTE MIGUEL PORTAS e REPUGNANTE!!!
Ir para o topo Ir para baixo
 
Das Áfricas por miguel Portas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Por onde anda o Portas??????????????
» As fotocópias de Paulo Portas
» A impunidade de Portas em V actos
» Disseram liberdade? mIGUEL sOUSA tAVARES
» O mundo 'pós-americano' (Miguel Monjardino)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Opinião & Liberdade de Expressão-
Ir para: