InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Abbas quer levantamento total de bloqueio

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Vitor mango

avatar

Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

MensagemAssunto: Abbas quer levantamento total de bloqueio   Ter Jan 22, 2008 12:07 pm

Abbas quer levantamento total de bloqueio
O presidente palestino, Mahmud Abbas, pediu o levantamento do total do bloqueio israelita à Faixa de Gaza, território que enfrenta este bloqueio pelo quarto dia consecutivo. Esta terça-feira, combustíveis e medicamentos devem começar a chegar ao território.
( 11:57 / 22 de Janeiro 08 )



O presidente palestino considerou «insuficiente» o aligeiramento do bloqueio israelita à Faixa de Gaza, tendo Mahmud Abbas confirmado que «prosseguirão os esforços para a obtenção do seu total levantamento».

Após um encontro com a chefe da diplomacia holandesa, Maxime Verhagen, Abbas aproveitou ainda para voltar a criticar os disparos de rockets para território israelita, que estão a provocar diversas retaliações por parte de Israel.

«Não é o povo que faz esses disparos de rockets. Condenámos esses tiros fúteis e continuaremos a fazê-lo. Esses tiros devem acabar», acrescentou o líder da Autoridade Palestina.

Entretanto, a secretária de Estado norte-americana confirmou que contactou o governo israelita no sentido de ser aligeirado este bloqueio, contacto que foi feito a pedido do ministro egípcio dos Negócios Estrangeiros.

«Disseram-me que não queriam uma crise humanitária e que compreendiam que era necessário permitir a entrega de combustível e electricidade a Gaza», afirmou Condoleezza Rice, antes de se deslocar para Berlim.

A chefe da diplomacia norte-americana disse também que a culpa de toda esta situação é do Hamas, o movimento islâmico que já há alguns meses domina o território, uma vez que «se eles fossem mais responsáveis perante a comunidade internacional, Gaza estaria ligada ao mundo exterior e não cortada deste».

Israel autorizou, na segunda-feira, a entrega de combustível à Faixa de Gaza que enfrenta o quarto dia de bloqueio e que vive na iminência de uma crise humanitária.

Um porta-voz do ministério israelita da Defesa confirmou que as entregas de combustível, bem como as de medicamentos, deverão começar a ser feitas a partir desta terça-feira.

Entretanto, as forças de segurança egípcias foram obrigadas a dispersar uma manifestação de palestinos que tentavam forçar as portas da fronteira que ligam Rafah a território egípcio.

Algumas testemunhas, citadas pela AFP, afirmaram que essa manifestação, da qual faziam parte bastantes mulhares, foi dispersa com a ajuda de canhões de água.

O ponto de passagem de Rafah é o único ponto por onde os habitantes da Faixa de Gaza podem sair em virtude do facto de a fronteira com Israel estar fechada há quatro dias.

Depois da retirada israelita da Faixa de Gaza, foi acordado que este ponto apenas pode funcionar estreita coordenação entre Israel, os palestinos, os egípcios e os observadores europeus no local.

Uma recusa de Israel em integrar estas operações resulta no encerramento desta fronteira, que está fechada desde que o Hamas tomou o controlo do território em meados de Junho.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Re: Abbas quer levantamento total de bloqueio   Ter Jan 22, 2008 12:10 pm

INFELIZMENTE O ABBAS nao controla o HAMAS!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Abbas quer levantamento total de bloqueio
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Tiririca quer ser prefeito de sampa
» QUEM QUER RACHAR CARONA, MORA ONDE??
» Ministro da Justiça quer nova campanha de desarmamento (...)
» Lucro/ Custo
» Número total de maneiras

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Europa e o Mundo-
Ir para: