Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Buraco nas contas de Cavaco

Ir para baixo 
AutorMensagem
Xô Esquerda

Xô Esquerda


Mensagens : 703
Data de inscrição : 15/12/2007

Buraco nas contas de Cavaco Empty
MensagemAssunto: Buraco nas contas de Cavaco   Buraco nas contas de Cavaco EmptySex Jan 25, 2008 12:51 pm

Buraco nas contas de Cavaco

Tribunal Constitucional aponta «12 mil euros» em falta. Belém «nega»


A candidatura de Cavaco Silva à Presidência da República garantiu esta sexta-feira à Lusa que todas as receitas e despesas de campanha não ultrapassaram os limites legais e foram consideradas no processo de apresentação e apreciação dessas contas.

A edição desta sexta-feira do Jornal de Negócios cita um acórdão do Tribunal Constitucional (TC) sobre as contas da campanha presidencial de 2005 - não divulgado pelo Palácio Ratton - e que aponta a todas as candidaturas «incumprimento do dever de reflectir nas contas da campanha a totalidade das despesas».

No caso do actual Presidente da República, Cavaco Silva, o Jornal de Negócios diz que o valor de algum material de campanha nunca apareceu na lista de despesas e que que o acórdão conclui que «há num buraco de 12.508 euros nas contas finais da campanha "Portugal Maior"».

Belém nega

O diário refere ainda que a campanha de Cavaco Silva trocou os valores a atribuir a seis imóveis que lhe foram cedidos por particulares.

«Tais notícias não correspondem, de todo, nem à verdade dos factos, nem ao próprio teor do Acórdão do Tribunal Constitucional de 15 de Janeiro de 2008 que apreciou as referidas contas», refere o director de campanha Alexandre Relvas, numa nota enviada à Agência Lusa.

Segundo Alexandre Relvas, do acórdão do TC e do processo de audição que o antecedeu extrai-se «sem margem para qualquer dúvida (...) que todas as receitas e todas as despesas de campanha da Candidatura "Portugal Maior" não só não ultrapassaram os limites legais e são materialmente legítimas e perfeitamente conhecidas, como foram exaustivamente consideradas no processo de apresentação e apreciação dessas contas».

Para o director de campanha de Cavaco Silva, «pode obter-se, de imediato e com absoluta transparência, o resultado final contabilístico, mesmo adoptando-se o entendimento do Tribunal Constitucional relativo à configuração formal das contas de campanha».

«Isto é, nas contas da Campanha da Candidatura "Portugal Maior" os reparos formais feitos pelo Tribunal Constitucional são residuais e não contendem com a verdade material das receitas e das despesas apresentadas», defende Alexandre Relvas.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Buraco nas contas de Cavaco
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Tribunal de Contas arrasa contas do Serv. Nacional de Saúde
» CAVACO EM MOCAMBIQUE
» Cavaco no estrangeiro
» Tribunal de Contas critica programa de listas de espera
» O discurso de Cavaco

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Portugal-
Ir para: