Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 A economia europeia

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
ronhas




Mensagens : 520
Data de inscrição : 15/10/2007

A economia europeia Empty
MensagemAssunto: A economia europeia   A economia europeia EmptyQui Mar 06, 2008 4:01 am

A economia europeia pode estar as colher as recompensas da aversão ao risco


Com os Estados Unidos da América na iminência de uma recessão, depois do fim do ‘boom’ do sector imobiliário, o crescimento económico nos quinze países que partilham o euro deverá ultrapassar a economia norte-americana pelo segundo ano consecutivo.

Mafalda Aguilar - DE



O desempenho económico do Eurogrupo deverá permitir a Jean-Claude Trichet, que preside hoje à habitual reunião mensal do Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE) para avaliar a política monetária da Zona Euro, focar-se no combate à inflação em vez de cortar as taxas de juro. O facto de os europeus terem poupado mais do que os norte-americanos e sido menos extravagantes na compra de casas e acções permite que o Velho Continente esteja melhor preparado para resistir à crise global do mercado de crédito sem necessidade de juros mais baixos.

“Ser poupado é uma coisa boa e definitivamente uma mais-valia para a economia europeia neste período difícil. A atitude em relação à divida e ao crédito é muito diferente entre os EUA e a Europa”, comentou à Bloomberg Jean-Michel Six, economista chefe da Standard & Poor's, em Londres.

Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), a expansão económica dos EUA irá abrandar para 1,5% este ano, depois de ter crescido 2,2% em 2007. Já economia da Zona Euro deverá crescer 1,6% este ano, seguindo-se a uma expansão de 2,6% no ano passado.

Face aos dados económicos actuais, Trichet, deverá deixar hoje as taxas de juro inalteradas em 4%, apesar da pressão que alguns ministros das Finanças dos países do euro têm vindo a fazer no sentido oposto. Os economistas esperam ainda uma revisão em baixa das previsões de crescimento para 1,8% e em alta para a inflação, que se manteve no máximo histórico de 3,2% em Fevereiro, um valor bem acima da meta de 2% estabelecida pelo BCE.

No seu discurso após a reunião de hoje, o presidente do BCE deverá continuar a sublinhar os riscos inflacionistas.
Ir para o topo Ir para baixo
Fúria

Fúria


Mensagens : 222
Data de inscrição : 29/11/2007

A economia europeia Empty
MensagemAssunto: Re: A economia europeia   A economia europeia EmptyQui Mar 06, 2008 7:04 am

O espanhol Juan José Tobio, ex-director-executivo do FMI, admitiu hoje que a taxa de juro de referência do BCE poderá baixar 0,5 pontos percentuais, a partir de Junho, para 3 por cento.

"Vai depender dos números [estatísticas] disponíveis sobre a inflação na zona do euro. Se a pressão dos preços ceder, certamente que as taxas de juro vão baixar pelo menos duas vezes [em 25 pontos base de cada vez]", disse aos jornalistas após falar sobre "A economia europeia no contexto mundial", num colóquio hoje realizado em Lisboa.

Durante o evento, organizado pela Câmara de Comércio e Industria Luso Espanhola (CCILE), reuniu centena e meia de empresários, economistas e gestores portugueses e espanhóis, Juan José Tobio, professor e director do Campus do IESE em Madrid, fez estas declarações condicionando-as "à intensidade" do abrandamento actual da economia europeia
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




A economia europeia Empty
MensagemAssunto: Re: A economia europeia   A economia europeia EmptyDom Mar 09, 2008 1:13 pm

We SHALL SEE!!!! Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





A economia europeia Empty
MensagemAssunto: Re: A economia europeia   A economia europeia Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
A economia europeia
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» União Europeia
» Estado da economia
» ISRAEL-ECONOMIA
» Economia e Terrorismo
» A economia dos EUA está doente

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Economia-
Ir para: