InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Dia Mundial da Doença de Parkinson

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Presidente da Junta
Admin
avatar

Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

MensagemAssunto: Dia Mundial da Doença de Parkinson   Sex Abr 11, 2008 6:18 am

Dia Mundial da Doença de Parkinson


Cerca de 20.000 pessoas afectadas em Portugal

A Doença de Parkinson, uma patologia que afectou o Papa João Paulo II e cujo dia mundial é assinalado hoje, atinge cerca de 20.000 pessoas em Portugal, a maioria homens com mais de 60 anos.

De acordo com a Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson (APDP), os hospitais centrais registam por ano mais de 1.800 novos casos e prevê-se que nas próximas duas décadas, a doença afecte mais de 30.000 portugueses, devido ao aumento da esperança de vida, disse à agência Lusa um especialista.

Um estudo do Instituto de Segurança Social indica que 61 por cento daqueles doentes têm entre 61 e 80 anos, 57 por cento são homens e 62 por cento vivem com o respectivo cônjuge.

A doença de Parkinson foi descrita pela primeira vez em 1817 e está associada a idosos, mas os actuais meios de diagnóstico permitem detectar a doença cada vez mais cedo, segundo o neurologista Joaquim Ferreira, da Unidade de Doenças do Movimento do Hospital de Santa Maria.

Os sintomas surgem através de distúrbios de movimento, como tremor, lentidão de movimentos, rigidez muscular e instabilidade postural, referem dados da associação.

De acordo com o médico, é necessário aumentar a informação sobre a doença juntos dos médicos de família e população em geral para poder diagnosticar a doença correctamente o mais cedo possível.

O especialista considera que ainda há "um défice de informação sobre a doença", acrescentando que já existem consultas especializadas.

Joaquim Ferreira defende uma aposta na informação porque por vezes o primeiro diagnóstico feito ao doente não é correcto.

"Tremor não significa necessariamente Parkinson. A maior parte das pessoas que têm tremor não tem Parkinson", alertou o médico.

"É preciso que os doentes sejam diagnosticados e encaminhados pelos médicos de família para as consultas e para isso têm de saber onde é que existem", referiu Joaquim Ferreira, adiantando que a Sociedade Portuguesa de Neurologia está a promover cursos de formação para médicos de clínica geral por todo o país.

A doença surge mais a partir dos 55 anos e o aumento da esperança de vida faz prever o aumento do número de casos.

"Sendo uma doença crónica, os doentes vão precisar de cuidados continuados", daí a importância de se apostar na formação e informação, justificou.

"Vai ser muito importante diagnosticar a doença o mais cedo possível porque o estrato de pessoas com mais de 55 anos vai aumentar e a partir dos 80 também", disse o clínico.


Lusa
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Re: Dia Mundial da Doença de Parkinson   Sex Abr 11, 2008 7:11 am

PORRA, TUDO menos isso!!!!!!!!!!!!!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Dia Mundial da Doença de Parkinson
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» MORGELLONS - A DOENÇA DA NOVA ORDEM MUNDIAL?
» Haverá paz mundial algum dia?
» Faltam 3 meses para a Nova Ordem Mundial???
» Vaticano elabora plano de reforma econômica mundial... Ou seja, uma Nova Ordem Mundial!
» A terceira Guerra Mundial é Bíblica???

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Ciência-
Ir para: