Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 BOMBEIROS

Ir para baixo 
AutorMensagem
Presidente da Junta
Admin
Presidente da Junta


Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

BOMBEIROS Empty
MensagemAssunto: BOMBEIROS   BOMBEIROS EmptySeg Abr 14, 2008 1:27 am

cyclops


Nova instituição vai integrar equipas especiais de bombeiros



"Canarinhos" estão dependentes de contratos com associações

Até final da legislatura o Governo quer criar um Centro de Recursos de Protecção Civil. O objectivo é acabar com a precariedade laboral de equipas especializadas como a Força Especial de Bombeiros (FEB) - os vulgarmente chamados "canarinhos", elementos helitransportados que actuam na primeira intervenção a incêndios. Equipas que actualmente têm contratos com associações de bombeiros, apesar de serem na prática funcionários da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Face à "complexidade técnica, jurídica, profissional e organizacional do novo projecto", que envolverá também a Escola Nacional de Bombeiros, o Ministério da Administração Interna decidiu celebrar um protocolo com o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e Empresa (ISCTE), para propor o modelo adequado. O acordo não está ainda assinado e a Secretaria de Estado da Protecção Civil (SEPC) não se compromete, por isso, com prazos, adiantando apenas que o trabalho deverá decorrer "até final do ano".

No total, serão abrangidos cerca de 500 elementos (ver caixa ao lado). Além de reconhecer profissionais que têm vivido na incerteza, o projecto implicará uma profunda reforma na organização e gestão da Escola de Bombeiros, associação privada sem fins lucrativos com dois associados - a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) e a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC). Duarte Caldeira, presidente da Liga e simultaneamente da escola, assegura haver "total concordância" quanto à necessidade de evolução do actual modelo.

Pretende-se que a instituição a criar venha a integrar o futuro centro de recursos e a escola como diferentes unidades orgânicas, a que se juntarão outras que o ISCTE venha a propor. Como seja, exemplifica Duarte Caldeira, um centro de investigação. "Consideramos de extrema importância o recurso a uma entidade externa com elevado prestígio científico e cujo olhar não esteja influenciado pelo envolvimento institucional".

Para o presidente da Escola, seria "desejável" que o modelo ficasse fechado até final de Outubro, para assegurar a sua plena implantação até final do ano.

A SEPC diz ser prematuro antecipar pormenores e diz que "tão breve quanto possível" serão divulgados os "passos" decorrentes da parceria com o ISCTE. Esta instituição foi também a escolhida pelo Ministério para elaborar a proposta de Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária, em fase de discussão.

O JN tentou ouvir, sem êxito, a Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais sobre a matéria. O enquadramento profissional das equipas em causa tem sido uma preocupação da associação.

JN
Ir para o topo Ir para baixo
Presidente da Junta
Admin
Presidente da Junta


Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

BOMBEIROS Empty
MensagemAssunto: Oportunidade de corrigir falhas na formação   BOMBEIROS EmptySeg Abr 14, 2008 1:29 am

sunny


A reorganização da Escola Nacional de Bombeiros (ENB) deve ser uma oportunidade para "corrigir" algumas falhas na formação contínua. Esta é a posição de Duarte Caldeira, presidente da Escola e da Liga de Bombeiros, uma das duas associadas que detêm a instituição. Criada em Maio de 1995, a escola tem igualmente como parceira a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

Com um orçamento que superou ligeiramente os quatro milhões de euros em 2007, a ENB é maioritariamente financiada pelo Estado. De acordo com a Secretaria de Estado da Protecção Civil, no ano passado 68% das verbas foram transferidas pela ANPC.

Financiamento, organização, personalidade jurídica e modelo de gestão serão tudo conceitos a rever após o estudo a formular pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e Empresa (ISCTE). Duarte Caldeira afirma haver da parte da Liga de Bombeiros "total disponibilidade para a evolução", sem abdicar de um "ponto de honra" que se mantenha, como missão primeira da escola, a formação de bombeiros.

Pela escola passaram já diversos outros agentes de Protecção Civil, mas essa abrangência não pode, na sua opinião, fazer desviar da prioridade de assegurar a unidade e "competência certificadora" da formação ministrada a bombeiros. Contudo, o responsável pela instituição lembra ser necessário que o conceito doutrinário se imponha sobre o conceito físico de escola. Que quer isto dizer? Que apesar do esforço pela descentralização, traduzido na recente abertura de unidades de formação na Lousã e S. João da Madeira, a formação deve sobretudo ser assumida dentro dos quartéis.

"Houve uma certa demissão, por parte dos comandantes, na criação de estruturas internas de formação. Isto é uma perversão do conceito de treino", alerta. Na sua opinião, o papel da escola deve ser, antes de mais, uniformizar referenciais pedagógicos e assegurar critérios comuns, "no espírito do diploma que instituiu a avaliação" dos voluntários, publicado há pouco mais de uma semana em Diário da República.

À semelhança de iniciativas periódicas anteriores, a Escola de Bombeiros tem actualmente em curso inquéritos para diagnosticar, na óptica dos comandantes das corporações, as necessidades de formação. Com essa auscultação pretende-se não só definir prioridades de intervenção, como programar atempadamente orçamentos. Duarte Caldeira espera que o futuro modelo da escola a prepare para as necessidades de "pelo menos 15 anos", para que as reformas não se banalizem.

JN
Ir para o topo Ir para baixo
 
BOMBEIROS
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Partidos nas eleições dos Bombeiros ??????????????????
» O INEM e os Bombeiros de Mafamude
» Bombeiros iniciam peditório para pagar despesas mensais

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Portugal-
Ir para: