Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Encerramento de Sta Apolónia deve ser equacionado no contexto de expansão Gare do Oriente

Ir para baixo 
AutorMensagem
Convidad
Convidado




Encerramento de Sta Apolónia deve ser equacionado no contexto de expansão Gare do Oriente Empty
MensagemAssunto: Encerramento de Sta Apolónia deve ser equacionado no contexto de expansão Gare do Oriente   Encerramento de Sta Apolónia deve ser equacionado no contexto de expansão Gare do Oriente EmptyQui Abr 17, 2008 1:06 pm

.



Lisboa, 17 Abr (Lusa) - O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa (PS), defendeu hoje que a hipótese de encerrar o ramal ferroviário da Estação de Santa Apolónia deve ser equacionada no contexto de expansão da Gare do Oriente.

"A expansão da Gare do Oriente é uma oportunidade para repensar se devemos manter o ramal ferroviário de Santa Apolónia ou se o devemos reutilizar", afirmou António Costa, durante a assinatura do contrato para a expansão e adaptação da Estação do Oriente.

"Há 10 anos [aquando da construção da Gare do Oriente], o encerramento da Estação de Santa Apolónia foi muito discutido. Há dez anos foi decidido que não se encerrava, mas agora que vamos expandir Gare é uma oportunidade de voltar a pensar nisso", defendeu o autarca.

"Devemos pensar novamente nesse assunto [encerramento da Estação de Santa Apolónia]", afirmou, considerando que "o juízo de custo-oportunidade deve ser feito".

Para António Costa, "a libertação do canal ferroviário de Santa Apolónia é grande oportunidade para sanear finanças das empresas ferroviárias [Refer] e dar um uso eficiente ao edifício da actual estação".

A ampliação e adaptação da Estação do Oriente para acolher a alta velocidade ferroviária, orçada em 82 milhões de euros, ficará a cargo do autor original da obra, o arquitecto espanhol Santiago Calatrava.

A ampliação da Estação do Oriente para acolher a alta velocidade ferroviária vai obrigar ao alargamento da estação no sentido transversal para a criação de duas novas plataformas, três novas linhas e ao prolongamento das plataformas de 300 para 415 metros.

As obras de alargamento prevêem também a construção de um terminal de passageiros para os comboios de alta velocidade e de outro, destinado à ligação ao novo aeroporto por meio de 'shuttle' e com serviço de 'check-in' avançado.

A intervenção criará também com novas zonas de bilheteira, novos 'lounges' e proporcionará a requalificação da zona comercial exclusiva da estação e a sua adaptação às necessidades dos utentes.

António Costa elogiou este projecto, afirmando que "durante 10 anos a Estação do Oriente foi desperdiçada como apeadeiro".

"É bom que a expansão da Gare do Oriente seja um novo símbolo desta nova fase de relançamento da cidade de Lisboa", concluiu.

CSJ.

Lusa/Fim

--------------------------------------------------------------------------------

Olha outra scratch

Se isto acontecer, porque é que prolongaram o metro até lá Question
Ir para o topo Ir para baixo
 
Encerramento de Sta Apolónia deve ser equacionado no contexto de expansão Gare do Oriente
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Estação de metro de Santa Apolónia inaugura amanhã
» Israel anuncia expansão de assentamento em Jerusalém Orienta
» PAO DEVE AUMENTAR 50%
» ZAPATERO DEVE GANHAR..........
» o poder deve ser muito bom

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Portugal-
Ir para: