Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Em Portugal, três quartos da população vive no litoral

Ir para baixo 
AutorMensagem
Presidente da Junta
Admin
Presidente da Junta


Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

Em Portugal, três quartos da população vive no litoral Empty
MensagemAssunto: Em Portugal, três quartos da população vive no litoral   Em Portugal, três quartos da população vive no litoral EmptyDom Out 21, 2007 5:29 am

Três quartos da população vive no litoral, Portugal tem quarta frota pesqueira dos 27

Portugal tem a quarta maior frota de pesca da União Europeia (UE), com cerca de 8.700 navios, que empregam cerca de 33 mil pessoas, e mais de três quartos da população vive no litoral.

Este é o retrato do país segundo dados divulgados em Bruxelas, no âmbito da apresentação da política marítima europeia, há duas semanas, e que revelam que o turismo costeiro representa cerca de 39 mil postos de trabalho.

O sector naval, incluindo portos, estaleiros e transportes marítimos, emprega mais de 26 mil trabalhadores.

Portugal tem 1.187 quilómetros de costa e uma Zona Económica Exclusiva (ZEE) de mais de 1.700.000 quilómetros quadrados, 18 vezes maior do que a área terrestre.

Segundo a Comissão Europeia, uma larga maioria (76 por cento) da população portuguesa vive no litoral, que atrai, por sua vez, 90 por cento dos turistas estrangeiros.

Sendo um dos 16 Estados-membros costeiros da União Europeia, Portugal adoptou, em 2006, uma Estratégia Nacional para os Oceanos, cujo objectivo central é promover um desenvolvimento económico e social sustentável.

Na UE, de acordo com dados da comissão, metade dos europeus vive hoje a menos de 50 quilómetros da costa e as indústrias e serviços relacionadas com o mar produzem entre três a cinco por cento do Produto Interno Bruto (PIB) do conjunto dos 27.

O executivo comunitário sustenta também que o país tem "um forte potencial para as energias renováveis", destacando a frente marítima que permite o aproveitamento da energia das ondas.

Como aspectos negativos, Bruxelas destaca a ameaça da erosão costeira e do desassoreamento, para além das alterações climáticas que afectam, principalmente os arquipélagos dos Açores e da Madeira.

A Comissão refere ainda que Portugal, pela sua posição geoestratégica, enfrenta desafios na área da defesa nacional e segurança como a vigilância da imigração ilegal, a prevenção de poluição, o apoio à navegação e operações de busca e salvamento no mar.

Apresentada com o objectivo de permitir uma abordagem global de todas as temáticas que se prendem com os oceanos e mares da Europa, a política marítima proposta pela Comissão Europeia será debatida segunda-feira pelos ministros da tutela dos 27, que se reúnem em Lisboa.

RTP
Ir para o topo Ir para baixo
 
Em Portugal, três quartos da população vive no litoral
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Apenas 5% da população mundial está protegida contra o tabac
» Portugal significa universal. Portugal é o Porto do Graal
» POPULAÇÃO DA FLORIDA.............
» Israel dá à população instruções contra mísseis em caso de g
» Fixação da população na Beira Interior exige inovação

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Economia-
Ir para: