InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Rumo à Casa Branca

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Vitor mango

avatar

Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

MensagemAssunto: Rumo à Casa Branca   Ter Jan 15, 2008 1:18 pm

Rumo à Casa Branca

Eleições Americanas

A corrida pela Casa Branca está a todo vapor nos Estados Unidos. Os candidatos estão inicialmente lutando por uma indicação de seus partidos. A partir do segundo semestre, eles vão se enfrentar para definir quem será o novo presidente americano

Ao longo deste ano, até as eleições de novembro, a BBC Brasil vai acompanhar diretamente dos Estados Unidos as principais notícias e eventos da disputa eleitoral.

É a economia, seu burro!
Por Bruno Garcez, de Detroit (15/01)

Em 1992, o mote da campanha do então pré-candidato democrata Bill Clinton à presidência dos Estados Unidos era ''it's the economy, stupid!'', que nas mãos do autor destas linhas mereceu a livre tradução que pode ser vista acima.

Naquela época, Michigan já não vivia mais seus dias de glória. A indústria automobilística, que valeria à cidade de Detroit o título de ''cidade dos motores'', já estava em decadência e o desemprego era crescente. Não é à toa que Bill Clinton venceu a primária em Michigan daquele ano.

Agora, a situação se agravou, o desemprego do Michigan é o mais alto do país. E os republicanos que fazem campanha no Estado só falam sobre a economia e parecem ter até roubado algumas idéias da cartilha democrata, criticando o livre comércio e pedindo verba do governo federal para revitalizar o Estado.

Detroit já foi conhecida por ter sido a cidade que deu ao mundo algumas das melhores bandas de rock de todos os tempos, como os White Stripes e os Stooges, e por ter sido o berço da gravadora de soul music Motown, que nos brindou com a genialidade de Stevie Wonder e Marvin Gaye.

Daria gosto ver os candidatos em campanha citando essa riqueza cultural, mas diante da crise atual, nem o mais ardoroso fã de Iggy Pop e Stevie Wonder consegue alimentar tais devaneios. Quando ele começa a sonhar, vem uma vozinha na sua mente e diz: ''É a economia, seu burro!''

Tensão racial entra na disputa
Por Bruno Garcez, de Washington (11/01)

Comentários feitos pela senadora Hillary Clinton, por seu marido, o ex-presidente Bill Clinton, e por pessoas ligadas à campanha de Hillary, vem despertando acusações de racismo, feitas por militantes pró-Barack Obama e por ativistas negros.

A tensão começou a crescer quando Hillary criticou Obama por ter supostamente se comparado a Martin Luther King. Ela contrastou a suposta escassa experiência do candidato com o histórico de King. E acrescentou que o lendário ativista de direitos civis conseguiu implementar políticas antiracistas ao colaborar com o presidente Lyndon Johnson.

Muitos ativistas afro-americanos acusaram Hillary de procurar minimizar a importância de King. Assistentes da senadora refutaram isso e acusaram a campanha de Obama de oportunismo. O comentário feito por Bill Clinton de que a mensagem de Obama era um ''conto de fadas'' jogou mais lenha na fogueira.

Para dissipar as tensões, o presidente Bill Clinton se explicou em uma entrevista para o programa de rádio do reverendo e ativista negro Al Sharpton.

Momentaneamente, a tensão pode até ser aplacada. Mas muitos militantes afro-americanos já estão dizendo que a derrota de Barack Obama na primária de New Hampshire teria sido motivada por racismo. A questão racial é um tema espinhoso que tanto Hillary como Obama tratam com extrema cautela, com medo de assustar eleitores brancos e negros.

O jogo só acaba quando termina
Por Bruno Garcez, de Washington (10/01)

Muitos já desdenharam da máxima futebolística atribuída ao ex-presidente do Corinthians Vicente Matheus, mas, ao nos depararmos com resultados recentes da corrida eleitoral americana, percebemos que ela é dotada de profunda sabedoria.

Analistas políticos, jornalistas e institutos de pesquisa já estavam quase sentenciando a morte da candidatura da senadora Hillary Clinton quando, subitamente, ela deu a volta por cima e venceu a primária do Estado de New Hampshire, deixando para trás o rival Barack Obama. Algo parecido ocorreu do lado republicano, com a vitória de John McCain, cuja campanha contava com baixo orçamento e que já havia perdido vários assessores.

Para os republicanos, a próxima batalha ocorre na semana que vem, no Michigan. Hillary e Obama voltarão a se degladiar dentro de duas semanas na Carolina do Sul. Até lá, e depois disso, a corrida ainda deverá ter inúmeras surpresas, escândalos, ataques e denúncias.

PS - É possível que comecem a pipocar rumores relativos ao autor destas linhas, que ele teria sido um dos que endossou a tese do ''já ganhou'' pró-Barack Obama. Munido da oratória que estou adquirindo com a campanha eleitoral americana, retrucarei que minhas frases foram tiradas de contexto, distorcidas e que aqueles que me acusam o fazem porque temem sangue novo no bloguismo eleitoral. Mas, sei não, se nada disso colar, o jeito vai ser recorrer a marqueteiros e militantes tão eficazes quanto os de Hillary e McCain.

Lágrimas de crocodilo?
por Bruno Garcez, de Concord, New Hampshire (08/01 )

Foi uma pergunta inocente, que mais parecia destinada a quebrar o gelo. A senadora Hillary Clinton participava de um evento de campanha destinado a eleitores indecisos na manhã de segunda-feira em uma cafeteria de New Hampshire, quando foi indagada como é que ela fazia, em meio à correria da campanha, para sair de casa bem vestida e com o cabelo arrumado, por exemplo?.

Em princípio, Hillary sorriu e disse que, em alguns dias, conta com ajuda de outros. E ainda brincou que essas nunca são, no entanto, as fotos que vão parar nos sites de internet.

Em seguida, a senadora reagiu de forma inesperada, especialmente se levado em conta sua fama de pessoa fria. Interrompeu sua fala, retomou a frase com a voz embargada e mal conseguiu conter o choro.

Para muitos, uma reação bolada por marketeiros para reaviver sua campanha. Mas a emoção da senadora pareceu genuína. Ela começou a falar sobre o quão desgastante é a campanha, lembrou que não quer ver seu país andar para trás, afirmou que, para ela, isso é uma questão pessoal, que a eleição não é um jogo.

Acrescente-se a isso o extremo cansaço provocado pela maratona de comícios e eventos e percebe-se que chorar não é assim tão difícil.

Uma das especulações sobre o porquê de o senador Barack Obama ter superado Hillary nas pesquisas é que ele teria feito uma campanha mais vibrante, que despertou emoções dos eleitores. Talvez, quem sabe, se a senadora tivesse deixado vazar um choro espontâneo aqui e ali ela iria não só se soltar mais um pouquinho como também teria criado mais empatia em Iowa e em New Hampshire.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Re: Rumo à Casa Branca   Ter Jan 15, 2008 1:24 pm

NAO PERCAMOS TEMPO. NO FINAL sera GLINTON-MCCAIN e MCCAIN GANHA!!! Unico que a bate nas sondagens!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Re: Rumo à Casa Branca   Ter Jan 15, 2008 1:25 pm

MCCAIN, HEROI NACIONAL que esteve nas prisoes do VIETNAM durante 5 nanos e meio. TORTURADO severamente, tem o braco deformado!!! UNICO que quer AUMENTAR as tropas no iraque!!! Desde o primeiro dia!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Vitor mango

avatar

Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

MensagemAssunto: Re: Rumo à Casa Branca   Ter Jan 15, 2008 1:42 pm

RONALDO ALMEIDA escreveu:
MCCAIN, HEROI NACIONAL que esteve nas prisoes do VIETNAM durante 5 nanos e meio. TORTURADO severamente, tem o braco deformado!!! UNICO que quer AUMENTAR as tropas no iraque!!! Desde o primeiro dia!!


ummmm é capaz de ser ma politica apostar 2 x no mesmo erro
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Re: Rumo à Casa Branca   Ter Jan 15, 2008 1:44 pm

Nao ha erro nenhum!!! E UM LUTADOR CONTRA O TERROR!! Conhece-o MELHOR QUE NINGUEM!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Rumo à Casa Branca   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Rumo à Casa Branca
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Na casa do meu Pai há muitas moradas.
» O ensino em casa seria melhor para criança?
» Casa quadrada - (área exterior)
» MENSAGEM ; Põe em ordem a tua casa porque morrerás, e não viverás.
» Casa retangular

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Europa e o Mundo-
Ir para: