Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Presidente da Bolsa diz que optimismo voltou

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
João




Mensagens : 9
Data de inscrição : 28/09/2007

Presidente da Bolsa diz que optimismo voltou Empty
MensagemAssunto: Presidente da Bolsa diz que optimismo voltou   Presidente da Bolsa diz que optimismo voltou EmptySeg Out 08, 2007 4:46 am

No meu pouco tempo para a net, aqui fica um artigo sobre um tema que gosto de ler.

Cumprimentos a todos.

Presidente da Bolsa diz que optimismo voltou

Athayde Marques sente que a confiança está a voltar aos mercados e já se nota na Euronext.

O presidente da Euronext Lisboa falou ao Diário Económico sobre a crise financeira que tem afectado os mercados desde o início de Agosto. Por coincidência, a conversa telefónica aconteceu numa semana positiva para as principais bolsas.

Miguel Athayde Marques não tem dúvidas e afirma que os medos sobre o impacto desta crise ainda “não se dissiparam totalmente”. No entanto, lembra que há uma perspectiva positiva para os mercados de acções, pois estes começam a dar alguns sinais de recuperação.

“Parece que há um ‘outlook’ mais positivo para os mercados de acções, e os mercados de acções antecipam o futuro e, portanto, essa é a expectativa do momento”, referiu.

A volatilidade vai andar por aí, adianta. “Portugal vai estar alinhado com o que os outros investidores vão fazer”, acrescentou.

Na passada semana, a bolsa de Lisboa esteve entre as maiores subidas face aos principais mercados internacionais, ao valorizar-se perto de 5%. O principal índice do mercado português, o PSI 20, acumula ganhos superiores a 12% em 2007, sendo superado pelo indicador alemão Dax que regista uma subida acima dos 20%.

“Os mercados estão agora mais confortáveis”, adiantou Athayde Marques durante a mesma conversa.

Recordou que parte da recuperação das bolsas pode estar directamente relacionada com o facto de se ter tido acesso a mais informação sobre o impacto da crise financeira em alguns sectores, nomeadamente na banca. Na passada semana, vários bancos importantes revelaram os resultados deste problema nas contas do terceiro trimestre.

O maior banco do mundo, o Citigroup anunciou um impacto negativo de 1,3 mil milhões de euros. “Aberração” foi um dos termos utilizados por Charles Prince, CEO do banco, para classificar as perdas de 900 milhões de euros em activos expostos ao ‘subprime’ e de 420 milhões na negociação de activos de renda fixa. Por outro lado, a UBS registava prejuízos no terceiro trimestre pela primeira vez nos últimos cinco anos. Os problemas nos mercados de crédito penalizaram os resultados do maior banco suíço em 2,4 mil milhões e provocaram o afastamento do director da banca de investimento e a demissão de 1.500 funcionários.

“Há uma maior confiança por parte do sistema financeiro. Havia um problema de falta de transparência, falta de informação, que começou a ser esclarecida”, acrescentou.

Apesar do melhor momento dos mercados accionistas, Athayde Marques lembra que um dos principais riscos desta crise prende-se com o facto de não ser resolvida rapidamente.

“O risco da crise financeira no mercado de crédito é se a situação não for resolvida rapidamente e se a sua dimensão for maior do que se suspeita”, referiu o presidente da Euronext Lisboa, que está hoje integrada numa bolsa transatlântica depois da compra do grupo Euronext pela norte-americana NYSE.

Ao nível macroeconómico, diz que existe o risco de que o impacto nos EUA “influencie o comportamento dos consumidores”.

Pela primeira vez na história as várias economias não estão tão dependentes do consumidor americano “e isso é positivo”, afirma Athayde Marques. Esta situação verifica-se porque economias como a China, Índia, Rússia e Brasil estão em forte expansão.

O mesmo responsável revelou que existem dados que mostram que os bancos estão a emprestar dinheiro para operações de fusões e aquisições de média dimensão. “Há menos liquidez para grandes operações de fusões e aquisições. Os bancos não emprestam tanto, há mais cautela”, finalizou.

Diário Económico
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Presidente da Bolsa diz que optimismo voltou Empty
MensagemAssunto: Re: Presidente da Bolsa diz que optimismo voltou   Presidente da Bolsa diz que optimismo voltou EmptySeg Out 08, 2007 12:55 pm

Sao muitos optimismos que nao produzem 1 emprego nos ultimos 32 meses de SACANOCRETAGEM
Ir para o topo Ir para baixo
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

Presidente da Bolsa diz que optimismo voltou Empty
MensagemAssunto: Re: Presidente da Bolsa diz que optimismo voltou   Presidente da Bolsa diz que optimismo voltou EmptySáb Out 20, 2007 8:13 am

20 anos depois, EUA ainda têm influência



Há precisamente 20 anos, as linhas deste comentário estariam dominadas pelas expressões mais negativas que se possa imaginar para descrever uma sessão bolsista.

Foi a 19 de Outubro de 1987 que se deu o pior dia da história da Bolsa de Nova Iorque, com o Dow Jones a cair mais de 20% naquela que ficou conhecida como a "segunda-feira negra".

O crash nos EUA afectou todo o mundo bolsista, tendo a Bolsa de Lisboa perdido, nesse dia, cerca de 4%. No entanto, o efeito prolongou-se nos meses que se seguiram e foram precisos anos para os investidores recuperarem.

Ontem, na sessão de Lisboa, a influência dos EUA também se fez sentir, mas em moldes muito diferentes. O PSI-20 caiu apenas 0,3%, em linha com os seus pares europeus.

A causa foi a abertura negativa em Wall Street, onde a apresentação de resultados decepcionantes, o novo recorde do petróleo nos 90 dólares, os mínimos históricos do dólar contra o euro e o reavivar dos receios acerca do crédito hipotecário de alto risco (subprime) conjugaram-se para pôr os índices a perderem em torno de 1,5%.

Alguns sectores na Europa não resistiram e contribuíram decisivamente para as quedas de 1% da EDP e PT. A Sonae SGPS caiu 0,5% e distinguiu-se como o título mais movimentado de uma sessão calma em termos de volumes negociados.

Mas houve excepções pela positiva. Foi o caso do BCP, que ganhou 0,9% ainda sob influência da especulação em torno da eventual fusão com o BPI como resposta à turbulência interna.

A Galp subiu 0,8% e a Jerónimo Martins recuperou quase 3%. A estrela foi, contudo, a Soares da Costa, que disparou 10% em antecipação do plano estratégico.

DN (20-10-2007)
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Presidente da Bolsa diz que optimismo voltou Empty
MensagemAssunto: Re: Presidente da Bolsa diz que optimismo voltou   Presidente da Bolsa diz que optimismo voltou EmptySáb Out 20, 2007 8:51 am

E continuarao a ter por mais outros 20 anos!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Presidente da Bolsa diz que optimismo voltou Empty
MensagemAssunto: Re: Presidente da Bolsa diz que optimismo voltou   Presidente da Bolsa diz que optimismo voltou Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Presidente da Bolsa diz que optimismo voltou
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Bolsa sobe................
» BOLSA E PETROLIO
» E A BOLSA CONTINUA POR AGUA ABAIXO
» Dúvidas constitucionais do Presidente
» GANDA SAKORZY!!! ISTO E QUE E UM PRESIDENTE

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Economia-
Ir para: