Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Pesticida Régent com riscos inaceitáveis para as abelhas

Ir para baixo 
AutorMensagem
Convidad
Convidado




Pesticida Régent com riscos inaceitáveis para as abelhas Empty
MensagemAssunto: Pesticida Régent com riscos inaceitáveis para as abelhas   Pesticida Régent com riscos inaceitáveis para as abelhas EmptySex Fev 15, 2008 6:25 pm

Pesticida Régent com "riscos inaceitáveis para as abelhas"


Paris, 16 Fev (Lusa) - O pesticida fipronil, comercializado sob o nome Régent pela empresa química alemã BASF e interdito em França desde 2004 para o milho e para o girassol, pode causar "riscos inaceitáveis" às abelhas, segundo um relatório oficial.

Uma comparação feita entre abelhas expostas a níveis diferentes de fipronil, revelou resultados "preocupantes" que "não permitem excluir riscos inaceitáveis" para as abelhas, de acordo com o relatório de uma comissão nomeada pelo ministro francês da Agricultura.

Esta comissão já tinha publicado em 2003 um relatório sobre o insecticida Gaúcho, cuja aplicação nas sementes viria a ser igualmente proibida em 2004, devido aos riscos neurológicos que apresentaria para as abelhas.

A diminuição da população de abelhas, que representa uma quebra na reprodução dos vegetais por via da polinização, foi travada desde que se proibiu a utilização destas duas substâncias. Contudo, a controvérsia voltou a repercutir-se com a recente homologação pelo governo de um novo insecticida, o Cruiser.

Segundo o Movimento pelos Direitos e o Respeito pelas Gerações Futuras (MDRGF), o relatório sobre o fipronil "mostra claramente o perigo associado à utilização sistemática dos insecticidas.

O MDRGF pede a "suspensão imediata da homologação do pesticida Cruiser sobre o milho e o compromisso do governo de não voltar a homologar estas substâncias.

Paralelamente, a Agência francesa de Segurança Sanitária dos Alimentos (AFSSA) conduziu um estudo em cento e vinte colónias de abelhas domésticas para examinar as causas de mortalidade destes insectos.

"Não existe relação estatística entre a presença de resíduos e as populações de abelhas adultas e larvas, e a mortalidade das colónias que possa ser destacada", segundo o estudo do AFSSA que realçou no entanto que os seus resultados "baseiam-se num pequeno número de observações.

AZC

Lusa/Fim

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Será que temos por aqui alguém que perceba desta poda Cool, para explicar ?????????
Ir para o topo Ir para baixo
 
Pesticida Régent com riscos inaceitáveis para as abelhas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Portugueses tomam suplementos alheios aos riscos para a saúde
» OS TRÊS RISCOS vitorino no DN
» Professores
» Queda para 2ª divisão foi melhor para o Corinthians, diz Sco
» CHURRASCADA PARA 250

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Ciência-
Ir para: