Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Processo Casa Pia

Ir para baixo 
5 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

Processo Casa Pia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Processo Casa Pia   Processo Casa Pia - Página 2 EmptySáb Nov 17, 2007 12:58 pm

vagalhao escreveu:

É que eu soube que o Metal tinha ja preparado um avião para vir partir os alicates ao namorado que na RTP largou uma boca foleira
...mas achei ... que quanto mais a caca se agita
U fedori se solta
ainda vou pensar se daqui a pouco nao apago esta cacada
nao é o meu estilo

esqueça Mango!

É complicado falarmos de pessoas, com quem nunca falámos.

Difícil mesmo, de pôr as mãos no lume, a favor ou contra.

Que as crianças da Casa Pia apresentam sinais físicos de abuso é um facto. É o Instituto de Medicina Legal que o comprova através de perícias médicas.

Agora ... Quem foi ou foram os autores dos danos físicos que as crianças apresentam ?

Isso é trabalho para os investigadores do crime sexual ....

E como os interrogatórios são feitos à porta fechada.

Nem mesmo sobre isso podemos fazer qualquer juízo de valor.

Se foi assim, ou assado.

As crianças sabem quem foi. Elas sim !!! Sabem-no.

Uma criança nunca esquece a cara do abusador.
Mesmo que o abuso tenha sido objecto de "prévio acordo".
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor mango

Vitor mango


Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

Processo Casa Pia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Processo Casa Pia   Processo Casa Pia - Página 2 EmptySáb Nov 17, 2007 1:06 pm

Eu?
Nem disse nada !
Nadinha
agora
OVO !
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Processo Casa Pia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Processo Casa Pia   Processo Casa Pia - Página 2 EmptySáb Nov 17, 2007 1:34 pm

Um dia, o ricardo foi chamado para a inspecção (militar).

Como a coisa ia durar para o dia seguinte, perguntaram Arrow ficam cá a dormir?

Logico que não, o que a malta queria era "ramboia" lol!

Cais do Sodré, Bairro Alto... e eram horas de ...

Lá vai a malta , abanca no jardim de belem, e...

chega um policia a perguntar o que estáva-mos ali a fazer Idea

Resposta Arrow viemos da ramboia e vamos descançar um bocado Wink

Mas isto é um sitio perigoso affraid diz o policia.

e lá ficou ele, de plantão até ao alvorecer.
Ir para o topo Ir para baixo
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

Processo Casa Pia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Processo Casa Pia   Processo Casa Pia - Página 2 EmptyQua Nov 28, 2007 12:22 pm

Pedofilia: acusa ex-monitor do Lar de São Marçal da Casa Pia
Menina surda-muda vítima de abusos



O Instituto Jacob Rodrigues foi dirigido por Maria Augusta Amaral
Pela segunda vez na história do processo Casa Pia, uma menina, Marta (nome fictício), vai estar num tribunal para, com ajuda de um intérprete, acusar o arguido Arlindo Monteiro Teotónio de abuso sexual. O julgamento, à porta fechada, começa no dia 11, no Tribunal da Boa-Hora, em Lisboa. O juiz Sérvio Corvacho agendou apenas três sessões para ouvir as testemunhas e as alegações finais dos advogados das partes envolvidas.

Além de Marta, o ex-monitor do Lar de São Marçal também é acusado de abusos por um jovem, Miguel (nome fictício), que no processo principal apontou o dedo a Carlos Silvino, ‘Bibi’.

Marta e Miguel são surdos-mudos. Arlindo Monteiro Teotónio é surdo profundo. Todos passaram pela Casa Pia como alunos internos.

De acordo com a acusação, os factos relativos a Marta aconteceram em 1998, quando a jovem tinha dez anos. Já em relação a Miguel, o Ministério Público (MP) diz que os abusos também começaram em 1998, quando o ofendido tinha dez anos, e prolongaram-se até 2001. Durante três anos, segundo o MP, Arlindo Monteiro Teotónio abusou de Miguel em, pelo menos, mais de 30 ocasiões.

Em 2001, o arguido abandonou a Casa Pia sem que tenha sido alvo de qualquer processo disciplinar. Como na altura o Lar de São Marçal era tutelado pelo Instituto Jacob Rodrigues Pereira, o MP equacionou a possibilidade de incriminar, por omissão, a directora, Maria Augusta Amaral, e o seu assessor, Amândio Coutinho, mas os factos apurados não o permitiram. Diz a acusação que durante a investigação não foi possível saber “com rigor e em concreto a data em que os abusos sexuais terão sido levados ao conhecimento da direcção” do Jacob Rodrigues e “quais os contornos em que os mesmos foram relatados, sendo certo que a revelação de actos pedófilos na Casa Pia de Lisboa teve lugar em finais de Novembro de 2002”.

O CM apurou que, como tem acontecido nos restantes processos da Casa Pia, a antiga provedora Catalina Pestana deve ser ouvida em julgamento como testemunha dos dois jovens que acusam Arlindo Monteiro Teotónio.

O ex-monitor responde em tribunal por 32 crimes: 31 de abuso sexual de crianças na forma consumada e um na forma tentada.

TESTEMUNHAS E VÍTIMAS

Das 23 testemunhas arroladas pelo Ministério Público que vão depor no julgamento de Arlindo Monteiro Teotónio, solteiro, empregado de armazém, nascido na freguesia de Sé Nova, concelho de Coimbra, no dia 15 de Dezembro de 1977 (29 anos), o CM sabe que pelo menos sete (todas raparigas) também são alegadas vítimas de abusos do ex-monitor da Casa Pia. No entanto, de acordo com a acusação, apenas no caso de Marta a queixa foi apresentada nos prazos previstos pelo Código de Processo Penal.

Algumas das jovens que se queixaram ao MP relataram factos que ocorreram quando Arlindo Monteiro Teotónio ainda não exercia o cargo de monitor do Lar de São Marçal, para o qual só foi admitido em Outubro de 2000.

VÍTIMAS DESDE OS 10 ANOS

Arlindo Monteiro Teotónio tentou abusar sexualmente de Marta no Lar de São Marçal em 1998. Na altura, segundo o Ministério Público, a jovem surda-muda tinha 10 anos e o ex-monitor, 20 anos.

“Durante a noite, e aproveitando-se do facto de toda a gente estar a dormir, o arguido dirigiu-se ao quarto da menor que se encontrava deitada na cama. (...) O arguido agarrou-a com força, impedindo-a de se libertar. A menor debateu-se e para a manietar, o arguido deu-lhe bofetadas a fim de a imobilizar, o que conseguiu. De seguida, o arguido baixou as calças que tinha vestidas e encostou o seu pénis erecto no ânus da menor, com o intuito de nele o introduzir. (...) A determinada altura, a menor conseguiu libertar-se e fugir do quarto. A menor ficou muito perturbada com o que aconteceu, só mais tarde tendo relatado os factos.”

Quanto a Miguel, o Ministério Público diz que o primeiro abuso que sofreu de Arlindo Monteiro Teotónio aconteceu também em 1998, na cozinha do Lar de São Marçal. Miguel tinha 10 anos.

“Aproveitando-se do facto de não estar ali ninguém, o arguido empurrou o menor para dentro da cozinha e disse-lhe que queria fazer sexo com ele. O menor disse que não e o arguido ficou muito alterado. Então, com medo do que o arguido pudesse fazer, uma vez que este era tido como pessoa bastante agressiva, o menor acedeu a tal, tendo o arguido introduzido o seu pénis erecto no ânus do menor, aí o friccionando até ejacular.”

Só na sequência do processo de pedofilia da Casa Pia, em 2003, Miguel contou às autoridades os abusos que sofreu de Arlindo Monteiro Teotónio, entre 1998 e finais de 2001.

PERSONALIDADE VIOLENTA

Arlindo Monteiro Teotónio é descrito na acusação do Ministério Público (MP) como uma pessoa agressiva e violenta.

O ex-monitor do Lar de São Marçal está proibido de contactar as testemunhas do processo em que é arguido e de se acercar da Casa Pia.

Diz o MP que há o fundado perigo de Arlindo, por si ou por interposta pessoa, tentar levar as testemunhas a alterarem os depoimentos

Nas declarações que prestou sobre os abusos de que foi vítima em 1998, no Lar de São Marçal, Marta disse às autoridades que o monitor Arlindo Teotónio desferiu-lhe várias bofetadas e que só assim a conseguiu imobilizar.

CRIANÇAS LIVRES DE CONDENADOS

Conde Rodrigues, secretário de Estado da Justiça, disse ontem que Portugal está a cooperar a nível internacional para combater o abuso sexual de crianças.

A recente alteração ao Código Penal introduz já a inibição do exercício de uma profissão com crianças sempre que alguém seja condenado por abuso de menores.

PAULO R. É TESTEMUNHA

O Ministério Público (MP) arrolou o educador Paulo R. como testemunha no processo contra Arlindo Monteiro Teotónio.

Paulo R. está suspenso da Casa Pia por ter levado jovens da instituição ao ateliê dos escultores Carlos Amado e Lagoa Henriques.

Segundo o MP, o educador também foi investigado, mas nenhum jovem se queixou dele.

HISTÓRIA "INVENTADA" PELOS JOVENS

Maria Augusta Amaral, ex-directora do Instituto Jacob Rodrigues, disse à Polícia Judiciária, em 2003, que ficou com a “íntima convicção” de que Miguel inventou os abusos de Arlindo Teotónio.

NOTAS

PRIMEIRA MENINA

A primeira menina vítima de abusos sexuais na Casa Pia que depôs em julgamento foi no caso de Luís Godinho, ex-monitor condenado a 16 anos de prisão.

DIRECTORA SOUBE EM 2001

Maria Augusta Amaral, ex-directora do Instituto Jacob Rodrigues, disse à PJ que soube das denúncias sobre Arlindo em 2001 e que não as relatou às autoridades.

INTÉRPRETE NA SALA DE AUDIÊNCIAS

Marta e Miguel, ambos surdos-mudos, vão ter a seu lado um intérprete de “confiança” durante o julgamento.

ARLINDO: UM RAPAZ POPULAR

Engraçado e popular – foi assim que Augusta Amaral descreveu Arlindo quando foi ouvida pela PJ.

CM - 28-11-2007
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Processo Casa Pia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Processo Casa Pia   Processo Casa Pia - Página 2 EmptyQua Nov 28, 2007 7:32 pm

QUE DESGRACADO!!! Tenho dois irmaos surdos-mudos!!! Por isso ainda estou mais REVOLTADO!!! Se esse cabra- estivesse por aqui, eu juro!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor mango

Vitor mango


Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

Processo Casa Pia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Processo Casa Pia   Processo Casa Pia - Página 2 EmptyQui Nov 29, 2007 1:51 am

INfelizmente este assunto transformou-se numa boia de saslvação par os medias venderem jornais e noticias
No Fundo fundo Toda a gente politica sabia e assobiava para o lado e
e segundo as bocas que ouvi nas esquinas a ultima foi que a tal vivia com um da PJ e queria queimar a X porque como sabe, K foi nomeada para H e portanto havia contas a ajustar politicamente
até porque como sabem também o Ferro apanhou com a caca e apesar de ter ido a votos as bocas meteram-no na rua
ORA isto no meu entender sai de toda a logica
Quem nao foi julgado tem todo o direito a manter a visage em pé
A justiça tem que ser serena e muitas vezes lenta
Ir para o topo Ir para baixo
mike

mike


Mensagens : 283
Data de inscrição : 16/03/2008

Processo Casa Pia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Processo Casa Pia   Processo Casa Pia - Página 2 EmptyQui Abr 03, 2008 12:50 am

Casa Pia - Testemunhas têm capacidade para depor

Os peritos que entrevistaram nove testemunhas do processo Casa Pia consideram que os jovens não têm tendência para a fabulação ou para a mentira. Mas o depoimento de um deles deve ser lido com reservas.

Quarta-feira, 2 de Abr de 2008

A juiza do processo Casa Pia recebeu ontem as conclusões dos testes de personalidade às alegadas vítimas de abuso sexual. Nas conclusões, a que o Expresso teve acesso, os peritos do Instituto de Medicina Legal consideram que os entrevistados "não apresentam sintomas de psicopatologia psicótica ou de perturbação de personalidade caracterizada por tendência para a efabulação ou à mentira".

Apesar de considerarem que todos os jovens têm condições para depor, os técnicos dizem que num dos casos, "dada a sua experiência de vida", o depoimento de uma das testemunhas deve ser lido com reserva. Foi diagnosticado stresse pós-traumático a outro jovem. Quase todos apresentam várias perturbações do foro psicológico.

A repetição dos testes foi pedida no ano passado pela juíza do processo. Desta vez, os psicólogos não se manifestaram sobre a credibilidade dos depoimentos que relatam os abusos sexuais

Expresso
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Processo Casa Pia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Processo Casa Pia   Processo Casa Pia - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Processo Casa Pia
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» Processo Portucale
» Cheney diz que Irã e Síria 'sabotam processo de paz'
» Israel e palestinos lançam novo processo de paz nos EUA
» Rice tenta resgatar processo de paz no Oriente Médio
» Tire dúvidas sobre o processo eleitoral americano

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Portugal-
Ir para: