InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 FARC - Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Vitor mango

avatar

Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

MensagemAssunto: FARC - Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia   Qua Jan 02, 2008 12:06 pm

Teste de DNA deve provar se menino é filho de refém das Farc



Clara Rojas foi seqüestrada com Ingrid Betancourt em 2002

Amostras de DNA foram tomadas dos parentes de uma das reféns cuja soltura havia sido prometida pelos guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) para determinar se um menino num orfanato de Bogotá é seu filho.

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, havia sugerido na véspera que o fracasso da operação para a libertação dos três reféns prometidos pela guerrilha se devia ao fato de o menino, que estaria entre os libertados, não estar na verdade em poder do grupo.

As Farc e o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, a quem a guerrilha havia prometido entregar os reféns, acusaram por sua vez o governo colombiano, dizendo que movimentações do Exército do país ameaçavam a vida dos envolvidos.

O grupo guerrilheiro havia anunciado no mês passado que libertaria Clara Rojas, assessora de campanha da ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt, também seqüestrada, além de seu filho Emmanuel e da deputada Consuelo González de Perdomo.

Emmanuel, que teria hoje cerca de três anos, teria nascido de uma relação de Clara Rojas com um guerrilheiro.

Missão internacional

As esperanças sobre a libertação dos reféns cresceram no fim de dezembro, quando Chávez montou uma missão internacional para acompanhar a entrega dos reféns.

Chávez havia sido afastado por Uribe em novembro de seu papel de mediador no diálogo do presidente colombiano com a guerrilha. Em resposta, as Farc prometeram entregar os três reféns a Chávez como ato de desagravo ao presidente venezuelano.

O fracasso da missão foi anunciado por Chávez em uma carta das Farc lida por ele na TV venezuelana, acusando o governo colombiano.

Álvaro Uribe, por sua vez, acusou a guerrilha de mentir e disse que Emmanuel poderia estar na verdade em um orfanato na capital colombiana.

“As Farc não podem manter sua promessa de libertar os reféns porque não têm mais o menino, Emmanuel, em seu poder”, disse ele.

Informações

As autoridades colombianas dizem que um menino mal-nutrido com características semelhantes às da descrição de Emmanuel foi deixado num hospital de San Jose del Guaviare em junho de 2005 e depois levado para um orfanato de Bogotá, sem que sua identidade fosse estabelecida.

O governo diz que recentemente vieram à tona informações sobre o menino e sobre quem ele poderia ser.

O governo diz que vai comparar amostras de DNA do garoto, conhecido como Juan David Gomez, com amostras de parentes de Clara Rojas, que foi seqüestrada em 2002 com Ingrid Betancourt.

“Não perdemos nada fazendo isso”, disse Ivan, irmão de Clara. “Por que colocaríamos uma coisa dessas em dúvida?”, disse.

Ele e a mãe haviam viajado até a capital da Venezuela, Caracas, na esperança de que Clara fosse libertada.

Situação dos reféns

O resultado dos exames de DNA poderiam ser conhecidos em alguns dias, mas segundo o correspondente da BBC em Bogotá Jeremy McDermott, é pouco provável que isso possa alterar a situação dos reféns nas mãos das Farc.

Se ficar provado que a guerrilha mentiu, é pouco provável que faça qualquer concessão e devem continuar com suas exigências de que centenas de rebeldes presos sejam libertados em troca de seus reféns.

Se as Farc ainda mantenham Emmanuel em seu poder, isso daria credibilidade à sua acusação e à do presidente Chávez de que o Exército colombiano impediu a soltura.

De qualquer maneira, na avaliação de McDermott, os dois lados agora terão ainda menos confiança nos outros e os reféns continuarão em cativeiro, com poucas perspectivas de negociações para sua libertação à vista.

As Farc mantêm cerca de 45 reféns considerados importantes, incluindo Clara Rojas, que são considerados “trocáveis”.

Mas acredita-se que o grupo guerrilheiro mantenha cerca de 750 reféns no total.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Vitor mango

avatar

Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

MensagemAssunto: Re: FARC - Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia   Qua Jan 02, 2008 12:08 pm

Citação :

Emmanuel, que teria hoje cerca de três anos, teria nascido de uma relação de Clara Rojas com um guerrilheiro.

Olá ?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Re: FARC - Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia   Qua Jan 02, 2008 1:15 pm

Nao existe mais nenhum motivo para a existencia das FARC!!! E na NAO LIBERTACAO deve estar metido o dedo de CHAVEZ, que esta em GUERRA com o PRESIDENTE DA COLOMBIA!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Vitor mango

avatar

Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

MensagemAssunto: Lula diz que seqüestro é 'abominável' e compara PT às Farc   Qua Jan 16, 2008 6:55 am

Lula diz que seqüestro é 'abominável' e compara PT às Farc

Denize Bacoccina
Enviada especial da BBC Brasil a Havana



Lula em Havana
Lula disse ter conversado com Chávez e Uribe sobre reféns
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o seqüestro é "abominável" e comparou a trajetória do Partido dos Trabalhadores (PT) à das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

"É abominável essa história de seqüestro", afirmou o presidente, ao comentar os últimos acontecimentos na Colômbia, durante a visita a Cuba.

"Você fazer com que pessoas inocentes paguem o preço da tua disputa política não é admissível por qualquer ser humano do mundo."

"Eu não admito a história de seqüestro, acho que é uma coisa que não pode ser aceita por nenhum ser humano de juízo perfeito no mundo", acrescentou Lula em entrevista à imprensa brasileira em Havana.

O presidente comparou a trajetória do PT, que ajudou a fundar em 1980, com a das Farc, que utilizam a luta armada e não disputam eleição na Colômbia.

"Eu acho que eu fiz uma opção pela democracia. Eu construí um partido e, em 20 anos, cheguei a Presidência da República", afirmou. "A Farc fez uma opção, já está há 40 anos. Eu acho que está na hora de a gente estabelecer conversas com outros setores da sociedade."

Chávez e Uribe

Lula disse que o Brasil está disposto a contribuir para uma negociação que permita a libertação de mais reféns e a retomada do diálogo entre os presidentes da Colômbia, Álvaro Uribe, e da Venezuela, Hugo Chávez.

Duas reféns foram libertadas na semana passada e entregues pelas Farc a Chávez. De acordo com o grupo guerrilheiro, a medida foi um gesto em desagravo pelo afastamento do presidente venezuelano das negociações para a libertação de um grupo maior de prisioneiros.

As Farc mantêm mais de 700 pessoas reféns em seus acampamentos no interior do país.

Lula disse que conversou com os dois presidentes, que trocaram acusações durante o processo de libertação das reféns.

"Penso que os dois, como chefes de Estado, não podem ficar afazendo cara feia um para o outro", disse. "Quando você assume o papel de chefe de Estado tem que pensar nos interesses coletivos, nunca nos interesses pessoais, e acho que é isso que norteia tanto a cabeça do Chávez quanto a cabeça do Uribe."

Lula evitou responder uma pergunta sobre como as Farc devem ser tratadas, se como grupo terrorista ou insurgente.

"O Brasil não é um terrotório de classificação de tendência política ou de luta armada", afirmou o presidente. "O Brasil segue sempre a orientação da ONU."

Na segunda-feira, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, havia dito que o único grupo classificado pelo Brasil como terrorista é a Al-Qaeda, seguindo o critério da ONU.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Lech Walesa

avatar

Mensagens : 452
Data de inscrição : 30/01/2008

MensagemAssunto: Exército colombiano carrega mão de líder das Farc   Qui Mar 13, 2008 12:26 pm

Membro das Farc entrega mão de líder como prova de morte
Segundo ministro da Defesa colombiano, Iván Ríos foi assassinado por seu chefe de segurança

REUTERS
Tamanho do texto? A A A A

AP

Exército colombiano carrega mão de líder das Farc

BOGOTÁ - O líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) Iván Ríos foi morto nesta semana por seus próprios homens, e não em combate com forças de segurança, conforme o Exército do país informou inicialmente, disse nesta sexta-feira, 7, o ministro da Defesa, Juan Manuel Santos.


Segundo o ministro, o chefe de segurança de Ríos, conhecido como Rojas, entregou a mão direita do dirigente como prova de que ele está morto, junto com o laptop e a identidade do guerrilheiro. Não ficou claro o que motivou Rojas a matar seu chefe, e Santos não informou o que aconteceu com o chefe de segurança.


http://www.estadao.com.br/internacional/not_int136631,0.htm
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Re: FARC - Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia   Qui Mar 13, 2008 12:28 pm

COLOMBIA, uma ONDA DE AR FRESCO, na AMERICA DO SUL!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Lech Walesa

avatar

Mensagens : 452
Data de inscrição : 30/01/2008

MensagemAssunto: Polícia colombiana encontra urânio empobrecido das FARC   Sex Mar 28, 2008 3:20 pm

Polícia colombiana encontra urânio empobrecido das FARC


SUSANA SALVADOR
Cerca de 30 quilos deste metal apreendidos graças a dois informadores
As autoridades colombianas apreenderam ontem, perto de Bogotá, cerca de 30 quilos de urânio empobrecido que pertenciam às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). A indicação de que a guerrilha tentava comprar este material já tinha sido encontrada nos computadores de Raúl Reyes, o n.º 2 das FARC morto dia 1 no Equador, não se sabendo se o objectivo era a construção de uma bomba suja (radioactiva) ou a sua revenda no mercado negro.

"As várias entidades do Estado, incluindo peritos do Instituto Colombiano de Geologia e Minas encontram-se no local extraindo todo o conteúdo que, segundo os informadores, pode ser mais de 30 kg", indicava o comunicado do Ministério da Defesa. Nos próximos dias deverá saber-se a origem do urânio.

A apreensão só foi possível graças a dois informadores, ligados a "Belisario", o pseudónimo do contacto "encarregue de conseguir o material radioactivo para o grupo terrorista", revelou o chefe das Forças Militares da Colômbia, general Padilla de León. No dia 20 de Março estes terão entregue uma amostra do material, que se revelou urânio empobrecido.

Este é menos radioactivo que o urânio encontrado na natureza (na Colômbia existem pequenas jazidas em Santander e Caldas), sendo normalmente usado para a blindagem de veículos militares, podendo também ser utilizado em munições.

Quando foi revelado o conteúdo do computador de Reyes, o vice-presidente da Colômbia, Fernando Santos, denunciou em Genebra que a guerrilha estava a planear construir uma bomba com material radioactivo. Contudo, o email encontrado indicava o interesse das FARC em obter urânio para "um negócio com um Governo", com o objectivo de obter lucros económicos. Num comunicado de 19 de Março, a guerrilha tinha negado o seu interesse dizendo que não tinha "meios tecnológicos" para processar o urânio. Com agências

http://dn.sapo.pt/2008/03/28/internacional/policia_colombiana_encontra_uranio_e.html
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Re: FARC - Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia   Sex Mar 28, 2008 7:15 pm

uranio "empobrecido"?????????????? Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing


O QU NOS PREOCUPA E O URANIO--ENRIQUECIDO!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Re: FARC - Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia   Sab Mar 29, 2008 5:48 am

Agora imagina um avião, uma torre e 30 Kilos de uranio empobrecido!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: FARC - Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
FARC - Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Forças em trajetórias curvilíneas.
» (Fuvest) Forças em trajetórias curvilíneas
» Forças em trajetórias curvilíneas
» forças em trajetórias curvilíneas
» ATENÇÂO EX MILITARES

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Europa e o Mundo-
Ir para: