Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Patrões da imprensa portuguesa e espanhola contra a Google

Ir para baixo 
AutorMensagem
Presidente da Junta
Admin
Presidente da Junta


Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

Patrões da imprensa portuguesa e espanhola contra a Google Empty
MensagemAssunto: Patrões da imprensa portuguesa e espanhola contra a Google   Patrões da imprensa portuguesa e espanhola contra a Google EmptyTer Mar 25, 2008 1:19 pm

Imprensa belga foi a primeira na Europa

Patrões da imprensa portuguesa e espanhola ponderam unir-se contra a Google

25.03.2008 - Público

A Associação Portuguesa de Imprensa (APImprensa), que tem como associadas mais de 400 empresas ligadas à imprensa escrita, está a ponderar se avança ou não com uma acção contra a Google, aliando-se à sua congénere espanhola, a Associação de Editores de Diários Espanhóis (AEDE).

Em causa está uma tomada de posição dos jornais portugueses e espanhóis contra a utilização dos "sites" noticiosos dos jornais que é feita por diversos serviços da Google, como o Google News e o Google Reader, que agregam essa informação e estão amplamente divulgados na Internet por estarem ligados ao motor de busca mais utilizado em todo o mundo.

"O facto de conteúdos noticiosos estarem disponíveis, mesmo que gratuitamente, num determinado 'site', diz respeito aos utilizadores desse 'site' e não dá direito a que sejam livremente reproduzidas", defendeu ontem em declarações ao PÚBLICO o presidente da APImprensa, João Palmeiro, confirmando uma notícia do "Jornal de Negócios".

Desta forma, a associação exige que a Google negoceie uma licença de edição com os jornais portugueses, quanto às notícias "on-line" que pretendem reproduzir nos seus serviços - uma exigência que é feita igualmente pelos espanhóis - e que poderia ter ou não como contrapartida o pagamento de uma taxa.

Um dos pontos negativos apontados ao Google News, por exemplo, é que reproduz conteúdos de "sites" onde os utilizadores seriam normalmente obrigados a inscrever-se. Outro é que se o leitor "on-line" chegar a um "site" através do Google News, esse acesso não fica registado como uma "pageview" (visualização). Resultado? Não conta para as audiências "on-line", analisadas pelos anunciantes e pela indústria publicitária.

Em cima da mesa tem estado também a adopção pela Google de um protocolo de autorizações automáticas conhecido por ACAP ("Automated Content Access Protocol"), apresentado publicamente por associações internacionais da imprensa em Novembro passado, mas que em Portugal está ainda muito pouco difundido, indicou João Palmeiro.

Decisão em Abril

Do lado da Google, ainda é incerto se a empresa irá respeitar o ACAP e se esta será a solução para a edição dos conteúdos "on-line", nomeadamente a gestão dos direitos de edição e de autor.

Entretanto, portugueses e espanhóis só decidem se avançam para tribunal em meados de Abril, depois de analisarem uma acção semelhante interposta pelos belgas.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Patrões da imprensa portuguesa e espanhola contra a Google Empty
MensagemAssunto: Re: Patrões da imprensa portuguesa e espanhola contra a Google   Patrões da imprensa portuguesa e espanhola contra a Google EmptyTer Mar 25, 2008 1:23 pm

FUTURO DOS JORNAIS? NAO EXISTE!!!
Ir para o topo Ir para baixo
 
Patrões da imprensa portuguesa e espanhola contra a Google
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Atitude de Juan Carlos saudada pela imprensa espanhola
» Encontrado o corpo da menina espanhola Mari Luz Cortes
» I N T E R N E T
» O Poder da Imprensa, hoje !
» O declínio da imprensa tradicional ....no Sol ...JAS

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Opinião & Liberdade de Expressão-
Ir para: